NEC utiliza IA para analisar credibilidade da informação

A NEC Corporation está a desenvolver uma tecnologia que utiliza a IA para analisar a credibilidade da informação na internet a partir de múltiplas perspetivas e apoiar a verificação de factos.

Esta iniciativa está a ser realizada no âmbito de um projeto do Ministério dos Assuntos Internos e das Comunicações do Japão que visa o desenvolvimento e a demonstração de tecnologias para combater informações falsas e enganosas na internet.

A eficácia da tecnologia será avaliada por organizações de verificação de factos, como o Centro de Verificação de Factos do Japão, e pelos meios de comunicação social, incluindo os organismos de difusão de radio e TV, com o objetivo de melhorar a sua fiabilidade.

Este projeto de demonstração decorre de agosto de 2024 a março de 2025.

O grande volume de informações falsas e enganosas na Internet tornou-se um problema cada vez maior, e as tecnologias de controlo estão a atrair mais atenção.

A NEC está a desenvolver uma tecnologia para apoiar a verificação de factos através da utilização de IA de ponta, como os modelos de linguagem de grande dimensão (LLM), para analisar e avaliar a autenticidade dos conteúdos.

A tecnologia utiliza a IA para analisar se o conteúdo constituído por vários tipos de dados (texto, imagens, vídeo e áudio) é falso ou enganador.

Em primeiro lugar, a tecnologia deteta se as imagens e outros dados foram processados, a IA reconhece então vários tipos de dados e converte-os em texto.

De seguida, os LLM especializados na análise de informações falsas avaliam o texto para determinar se o conteúdo está correto, se a informação tem uma fonte confiável e se existem inconsistências entre os dados (por exemplo, discrepâncias entre o texto e o conteúdo do vídeo).

Adicionalmente, a tecnologia cria relatórios num formato semelhante aos relatórios e artigos preparados por especialistas em organizações de verificação de factos.

A tecnologia também ajuda a melhorar as operações de verificação de factos, uma vez que permite ajustes de acordo com as instruções de um utilizador, como a eliminação de informações não fiáveis ou a adição de novas informações.

Sob o modelo de entrega de valor “NEC BluStellar”, a NEC está a usar tecnologias de ponta para transformar modelos de negócio, visando ajudar a resolver desafios para os clientes e para a sociedade.

Redação Silicon

Recent Posts

Commvault expande parceria com a Google Cloud

A nova solução da Commvault oferece aos clientes do Google Workspace uma proteção abrangente e…

22 horas ago

Vodafone e CIMPOR implementam rede privada 5G Standalone

Transmissão em tempo real de dados impulsiona automatização, manutenção à distância e visão de conjunto…

2 dias ago

Qualys apresenta centro de operações de risco de cibersegurança

O Enterprise TruRisk Management redefine a gestão de riscos e unifica várias soluções para uma…

6 dias ago

Ransomware cresce 20% no segundo trimestre de 2024

O relatório detalha como os atacantes exploram as vulnerabilidades nas redes de automação de edifícios…

1 semana ago

Air France lança serviço Wi-Fi de alta velocidade a bordo

A partir de 2025, a companhia vai oferecer progressivamente uma conectividade de altíssima velocidade para os…

1 semana ago

Tangível implementa tecnologia na angolana UNITEL

Redesenho de portal e app de atendimento a milhões de utilizadores angolanos foi um dos…

2 semanas ago