NEC utiliza IA para analisar credibilidade da informação

A NEC Corporation está a desenvolver uma tecnologia que utiliza a IA para analisar a credibilidade da informação na internet a partir de múltiplas perspetivas e apoiar a verificação de factos.

Esta iniciativa está a ser realizada no âmbito de um projeto do Ministério dos Assuntos Internos e das Comunicações do Japão que visa o desenvolvimento e a demonstração de tecnologias para combater informações falsas e enganosas na internet.

A eficácia da tecnologia será avaliada por organizações de verificação de factos, como o Centro de Verificação de Factos do Japão, e pelos meios de comunicação social, incluindo os organismos de difusão de radio e TV, com o objetivo de melhorar a sua fiabilidade.

Este projeto de demonstração decorre de agosto de 2024 a março de 2025.

O grande volume de informações falsas e enganosas na Internet tornou-se um problema cada vez maior, e as tecnologias de controlo estão a atrair mais atenção.

A NEC está a desenvolver uma tecnologia para apoiar a verificação de factos através da utilização de IA de ponta, como os modelos de linguagem de grande dimensão (LLM), para analisar e avaliar a autenticidade dos conteúdos.

A tecnologia utiliza a IA para analisar se o conteúdo constituído por vários tipos de dados (texto, imagens, vídeo e áudio) é falso ou enganador.

Em primeiro lugar, a tecnologia deteta se as imagens e outros dados foram processados, a IA reconhece então vários tipos de dados e converte-os em texto.

De seguida, os LLM especializados na análise de informações falsas avaliam o texto para determinar se o conteúdo está correto, se a informação tem uma fonte confiável e se existem inconsistências entre os dados (por exemplo, discrepâncias entre o texto e o conteúdo do vídeo).

Adicionalmente, a tecnologia cria relatórios num formato semelhante aos relatórios e artigos preparados por especialistas em organizações de verificação de factos.

A tecnologia também ajuda a melhorar as operações de verificação de factos, uma vez que permite ajustes de acordo com as instruções de um utilizador, como a eliminação de informações não fiáveis ou a adição de novas informações.

Sob o modelo de entrega de valor “NEC BluStellar”, a NEC está a usar tecnologias de ponta para transformar modelos de negócio, visando ajudar a resolver desafios para os clientes e para a sociedade.

Redação Silicon

Recent Posts

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

14 horas ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

6 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

7 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

1 semana ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

2 semanas ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago