A NEC está a implementar o novo standard oneM2M, num centro de controlo de Smart Cities em operação real. O objetivo é testar a funcionalidade global oneM2M na solução Cloud City Operation Center, para permitir a interoperabilidade de dispositivos machine-to-machine numa implementação real de cidade digital.
São já várias as cidades que implementam sensores M2M, para melhorar a eficiência dos serviços de transporte, de iluminação, distribuição de água ou até melhoria nos níveis de segurança pública.
Com esta implementação, a NEC quer recolher dados gerados pelos vários sensores, para que, utilizando modelos de gestão de dados, seja possível sustentar as decisões que são necessárias tomar no dia-a-dia das cidades.
É utilizada a plataforma de análise de Big Data da NEC para processar os dados recolhidos pelos senores. É possível cruzar e visualizar os dados rapidamente, para que se possa ter acesso a um diagnóstico da cidade em tempo real. Por exemplo, os níveis de monóxido de carbno, os dados sobre o tráfego ou a temperatura e o vento podem ser analisados em conjunto, para monitorizar a qualidade do ar de uma cidade em específico.
A NEC está ainda a desenvolver serviços de Open Linked Data para permitir que os sensores de dados M2M possam ser acedidos por diversas pessoas e usados em meio de comunicação social e aplicações mobile, para que os cidadãos possam tirar benefícios do seu uso.
Jose Luis Mate, Product and Solutions Senior Manager para a EMEA do Cloud Center of Competence da NEC Corporation, afirmou que “o teste do nosso Cloud City Operation Center juntamente com o standard oneM2M já mostrou o valor que o novo standard internacional para comunicações M2M vem adicionar aos sistemas computacionais do mundo real. A flexibilidade do nosso produto ajudou-nos a integrar rapidamente o novo stack de protocolos. Conseguimos assim orquestrar um crescente número de sistemas do mundo real, de vários fornecedores, numa Smart City e ajudar a criar um mundo melhor e mais inteligente. Demonstra ainda o lema da NEC, ’empowered by innovation’ que norteia o nosso desenvolvimento tecnológico”.
A solução para Smart Cities foi demonstrada no parque tecnológico de Sophia Antipolis, em França.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…