Categories: Mobilidade

NEC implementa com sucesso transmissão por feixes digitais

A NEC Corporation anunciou a transmissão bem-sucedida de feixes digitais com um sistema de antena ativa de estação base com elementos massivos, que suporta a banda de 28 GHz para comunicações 5G.

Esta é a primeira vez que a transmissão de feixes simultâneos (quatro MIMO multi-utilizador) a partir de um único sistema de antena ativa (AAS) com elementos massivos para quatro terminais foi concluída com sucesso. Neste teste, a NEC alcançou uma taxa de transmissão de 3.1 Gbps aplicando uma largura de banda de 300 MHz.

O AAS de elementos massivos da NEC, que suporta transmissão na banda de 28 GHz, adota um sistema de controlo totalmente digital, melhorando a precisão dos feixes de transmissão. O sistema de controlo totalmente digital permite a formação de feixes simultâneos em múltiplas direções a partir de uma única unidade AAS de elementos massivos e implementa eficientemente a comunicação em alta velocidade e com alta capacidade sem interferir com utilizadores adjacentes, pela utilização de multiplexagem espacial.

Em contraste, os sistemas de controlo analógico exigem a instalação de um número de elementos massivos AAS igual ao número de feixes, requerendo mais espaço de instalação.

Este sistema de controlo digital também é capaz de formar feixes que têm em conta um sinal de onda não direta e ajusta moderadamente as direções do feixe para implementar comunicação de alta qualidade. Tudo isto para além da formação de feixes com capacidade de cancelar a interferência por via de múltiplas rotas e que reduz a deterioração do desempenho causada pela interferência entre células.

Os sistemas de controlo totalmente digitais requerem tradicionalmente um conjunto de conversores digital/analógico de sinais e de frequências. Isso geralmente aumenta o consumo de energia, a capacidade e o custo para todo o sistema. A NEC, no entanto, desenvolveu com sucesso um AAS de elementos massivos que adota um sistema de controlo totalmente digital com menos potência e funções de conversão mais compactas, através da tecnologia original da NEC.

“Para implementar efetivamente serviços sofisticados que aplicam características de 5G a partir de 2020, é essencial utilizar faixas de rádio de 28 GHz e outras bandas de alta frequência, que permitem assegurar ampla largura de banda e a utilização da formação de feixes”, disse Katsumi Tanoue, Director-Geral Adjunto da Divisão de Soluções de Acesso sem Fios, da NEC Corporation. “No futuro, a NEC continuará a dedicar esforços ao desenvolvimento e demonstração de um sistema de antena ativa de estação base com elementos massivos que ofereça alta velocidade, alta capacidade e conectividade massiva”.

Rui Damião

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

21 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago