A NEC irá integrar 10 sistemas internos geridos pela autarquia e 30 sistemas externos geridos por vários parceiros do município, com recurso à sua solução de cidades inteligentes baseado na cloud. O projeto, que deverá entrar em funcionamento no final do ano, resultará num Centro de Operações Integrado dos Serviço Municipais com capacidade para supervisionar toda a cidade.
De acordo com a empresa, serão ainda usadas tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e de Internet das Coisas (IoT) para a recolha e análise em tempo real de informação, melhorando a segurança e a vida de todos os que vivem e trabalham em Lisboa.
“Num esforço para melhorar o ambiente urbano à medida que a população da nossa cidade e o número de turistas aumentam, Lisboa está a trabalhar de forma empenhada no sentido de melhorar a Qualidade de Vida e reforçar a segurança”, afirmou, em comunicado, Jorge Máximo, Vereador para o Desporto, Sistemas de Informação e Relação com o Munícipe da Camara Municipal de Lisboa.
A ideia do projeto é que a prestação de serviços municipais em resposta a situações como veículos incorretamente estacionados, deteção de objetos suspeitos, e outras, seja mais rápida.
“Para acelerar a transformação digital da cidade como um todo, será utilizado o CCOC da NEC para efetuar a integração conjunta de dados ambientais, dados de várias entidades externas, dados de inúmeras aplicações departamentais municipais e dados coletados usando dispositivos IoT”, acrescentou o executivo.
“Estamos muito satisfeitos por poder contribuir para este projeto de infraestrutura de cidade inteligente em Lisboa”, indicou Masahiro Ikeno, Presidente e CEO da NEC Europe. “Tirando partido do CCOC, a NEC planeia apoiar a cidade de Lisboa através do fornecimento das mais recentes tecnologias de informação e comunicação, incluindo tecnologias de IA e IoT”.
Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…