NEC ajuda operadoras a reforçarem os seus serviços e redes

A NEC vai estar presente no Mobile World Congress 2015 e vai levar até Barcelona novas soluções. As novidades da empresa vão incidir mais fortemente sobre a maximização das capacidades das redes das operadoras de telecomunicações.

Com o objetivo de ajudar as empresas de telecomunicações a capitalizarem ao máximo as suas redes e a oferecerem aos clientes serviços aprimorados, o portfólio de produtos que a NEC levará consigo até ao evento na cidade espanhola permitirá que as operadoras possam, de forma mais eficaz e rentável, atender às necessidades dos setores em que atuam – doméstico, empresarial e governamental.

No decorrer do MWC ’15, a NEC apresentará as suas soluções para as chamadas “cidades do futuro” ou smart cities, que visam incrementar as capacidades das infraestruturas dos centros urbanos mediante tecnologia SDN (Software-Defined Networking) e NFV (Network Functions Virtualization). Assim, serão fortalecidas as competências machine-to-machine, e serão potenciadas a eficiência, a rentabilidade e a sustentabilidade das cidades.

Através da virtualização das funcionalidades de gateway residencial, a NEC desenvolveu uma plataforma que permite diminuir consideravelmente o número de visitas de técnicos à casas dos clientes para reparação de avarias ou suporte. A partir deste serviço, a NEC quer permitir que, através de uma base de informações e de contacto virtual com os fornecedores de serviços, as pessoas possam ter um acesso mais rápido e centralizada às soluções dos seus problemas residenciais.

A NEC afirmou que durante o Mobile World Congress deste ano demonstrará de que forma podem as operadoras “hospedar vários MVNOs sobre uma infraestrutura virtualizada comum, para poderem alcançar novos nichos de mercado, como a telemática para automóveis, serviços de streaming de música ou vídeo, redes financiadas por publicidade, tecnologia M2M para a agricultura e indústria, entre outros exemplos”, revelou a empresa em comunicado.

Visto que as previsões apontam para o aumento do número de pessoas nas cidades, é importante que as operadoras consigam gerir devidamente o consequente aumento do tráfego nas suas redes. Neste âmbito, a NEC vai provar de que forma podem os seus serviços New Last Mile potenciar a capacidade das redes das operadoras de serviços de telecomunicações.

A NEC tem procurado munir as operadoras de small cells que atuam como “plataformas de prestação de serviços empresariais verdadeiramente convergentes, num ambiente NFV e SDN”, referiu a empresa. Estas soluções podem ser utilizadas para, por exemplo, integrar num smartphone funcionalidades de um telefone fixo.

Em Barcelona, a empresa tecnológica vai também demonstrar como podem as operadoras de telecomunicações, em poucas semanas, conceber lojas de aplicações num ecossistema de cloud.

Paralelamente, a NEC, tendo em vista o fomento da tecnologia de quinta geração, dará ainda a conhecer “uma solução de gestão de tráfego (que permite aos operadores o fornecimento de uma gama de serviços de streaming de vídeo e de música, e um melhoramento da Qualidade de Serviço e da Qualidade da Experiência de utilização), um sistema de armazenamento de energia para estações base, sistemas de cabos submarinos e soluções de análise de big data”, de acordo com fontes oficiais da empresa.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

18 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago