MWC | TP-Link aposta na IoT com tomadas e interruptores inteligentes

Tal como todos os outros gadgets que prometem facilitar a vida do consumidor, o propósito destes novos produtos é ajudar a gerir e a monitorizar a casa “de forma simplificada.” Há quatro à escolha, uma tomada inteligente, um interruptor de parede inteligente e duas novas lâmpadas.  A TP-Link não revelou quais os preços de cada produto, referindo apenas que serão lançados comercialmente dentro de pouco tempo.

A tomada tem a designação HS110 e liga-se ao Wi-Fi para que os utilizadores possam controlar os equipamentos de forma remota. A TP-Link diz que é “extremamente simples de configurar” e que todos os aparelhos ligados à tomada podem ser controlados através da aplicação Kasa, disponível em Android (4.1 e superior) e iOS (8 e superior). Pode ser programada para ligar e desligar equipamentos a uma certa hora – por exemplo, as luzes exteriores à meia-noite, os aquecedores uma hora antes de chegar a casa ou o sistema de vigilância quando sair. Outra funcionalidade é o sistema de monitorização, que analisa o consumo de energia de um equipamento em tempo real e regista o seu histórico de consumo.

O outro gadget novo é o interruptor de parede HS200, desenhado para que o consumidor possa controlar e monitorizar os equipamentos elétricos instalados, como sistemas de luzes e unidades de ar condicionado. Tal como a tomada, é controlável através de smartphone ou tablet com a app gratuita da TP-Link. Quem tiver um Amazon Echo também pode controlar os equipamentos ligados através de comandos de voz.

Uma vantagem deste sistema é que os donos da casa podem programar o ligar e desligar de equipamentos elétricos em horas diferentes para dar a sensação de há gente em casa quando vão de férias.

As outras duas novidades são as lâmpadas LED inteligentes LB120 e LB130. São lâmpadas A19 com conector E26/27 que oferece 800 lumens (equivalente a uma lâmpada de 60W), e iluminação omnidirecional. Podem ser programadas na aplicação Kasa, onde estão disponíveis ajustes de temperatura de cor, com opção entre iluminação branca mais fresca e mais quente.

Mas o pormenor mais interessante é a função de iluminação com ritmo circadiano, que ajusta  as características da luz ao longo do dia para simular a luz natural e ajudar o corpo do utilizador a seguir o ciclo biológico natural (que muitas vezes sofre o impacto das luzes artificiais, turnos em horas diferentes, etc.).

A única diferença entre os modelos é que a LB130 tem um ajuste de cores RGB.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

1 dia ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago