A demo utiliza a rede de teste 5G da Telefónica para dirigir remotamente um carro na pista de testes da Idiada, em Tarragona, operado diretamente dos stands da Telefónica e da Ericsson no Mobile World Congress.
Com cerca de 30 acordos de pesquisa 5G com operadoras de todo o mundo, a Ericsson e seus parceiros estão concentrando sua colaboração para encontrar e desenvolver casos de uso real para as indústrias. A Ericsson espera que em 2026, haverá uma oportunidade de mercado avaliada em 582 bilhões de dólares, ligados à digitalização das indústrias potencializada com a tecnologia 5G.
Uma das aplicações mais avançadas da chamada “comunicação háptica” (também conhecida como “Internet tátil”) é a capacidade de controlar as máquinas, incluindo veículos através de conexões sem fio. A fim de enfrentar os desafios técnicos que isso representa, Telefónica e Ericsson têm demonstrado conjuntamente a capacidade do 5G em oferecer uma experiência completamente diferente, com base na percepção envolvente da realidade frente ao conceito mais tradicional de conectividade.
A demonstração utiliza o espectro de alta frequência de 15 GHz, com raios ultra estreitos seguindo os carros desde a estação rádio base 5G, localizada a 70 km no circuito de provas de Applus Idiada, para garantir a confiabilidade e a latência ultrabaixa da rede de transporte que conecta os carros com os estandes no Mobile World Congress. Vários vídeos em 4K fornecem percepção sensorial totalmente detalhada para o motorista remoto.
Este teste demonstra o potencial do 5G em descobrir novas e emocionantes oportunidades em diversos mercados, como o automotivo, que pode revolucionar o controle de tráfego de diversas maneiras.
Enrique Blanco, CTO global da Telefónica, afirma: “O 5G representa o próximo nível de experiência e oferece a possibilidade de fornecer serviços de forma mais rápida, flexível e personalizada para aplicações específicas. A demo 5G que estamos apresentando no MWC com nossos excelentes parceiros vão além da magnífica conectividade e antecipa as novas possibilidades que o 5G pode oferecer”.
Sergio Quiroga, Presidente da Ericsson na América Latina e Caribe, complementa: “As alianças e parcerias serão chave para o sucesso do 5G. A Ericsson lançou a primeira plataforma 5G no mundo e já assinou acordos com 30 operadoras, 20 empresas de outras indústrias e 45 universidades e institutos de pesquisa. Mais uma vez, a Ericsson e a Telefónica colaboram para estar na vanguarda, demonstrando uma verdadeira experiência 5G no MWC 2017”.
Esta demo, que está disponível tanto no estande da Telefónica quanto no da Ericsson no MWC 2017, é a primeira aplicação de seu tipo e foi desenvolvida com líderes parceiros de tecnologia: a rede 5G foi construída pela Ericsson e é gerenciada pela Telefónica, os sensores e o sistema háptico foram desenvolvidos pela KTH e as capacidades do circuito de teste são da Idiada.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…