A apresentação foi feita no âmbito do programa da plataforma 4YFN (4 Years From Now), que debate o futuro da tecnologia. A Hyperloop foi criada por Elon Musk, o CEO da SpaceX e da Tesla, e é agora liderada pelo alemão Dirk Ahlborn. Foi ele quem explicou a estratégia da empresa.
O modelo de atração e retenção de talento da empresa é diferente da maioria das empresas, senão mesmo de todas, assumindo um contexto de startup open-source. Com mais de 500 profissionais a trabalhar no projeto, a Hyperloop não tem nenhum empregado, nem qualquer financiamento. É uma metodologia open-source, comunitária, em que toda a gente trabalha um mínimo de 10 horas por semana em troca de opções de ações.
“Empresas como a BlackBerry, Blockbuster ou Kodak já não estão entre nós, e isso deve-se ao facto de terem sofrido uma disrupção por empresas mais pequenas”, disse Ahlborn. A Hyperloop quer que essa disrupção venha de dentro. “Trabalhamos com a nossa comunidade, pessoas como vocês, e normalmente quando se trata de transportes, esses tópicos são à porta fechada. Mas queremos fazer algo diferente, através do que chamamos ‘crowdstorm'”, disse.
O sistema que a Hyperloop quer construir, de hiper-velocidade, terá um nível elevado de segurança associado e um preço baixo a pagar por cada bilhete. A empresa está agora a construir carris para testar o protótipo na Califórnia e pretende dispersar-se em bolsa depois do verão. “A Hyperloop vai fazer hoje o que os caminhos-de-ferro fizeram há centenas de anos”, prometeu Ahlborn.
Além da velocidade, o que reduzirá o tempo de viagem entre grandes cidades, o projeto também terá impacto na redução dos níveis de poluição e no tráfego, que são um grande problema em metrópoles como Los Angeles, na Califórnia.
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