MWC | Cisco reforça segurança para redes móveis

A Cisco apresenta no Mobile World Congress um conjunto de soluções que têm como foco a segurança de redes moveis. Com base no relatório da Cisco VNI, em 2020 haverá 26.300 milhões de dispositivos conectados em todo o mundo em que metade destes serão equipamentos móveis.  Proteger o conteúdo e os dados que circula nestes dispositivos passou a ser uma questão prioritária para todos os fornecedores de serviços, que tem de implementar soluções de segurança em todas as suas redes móveis. 

A cada avanço tecnológico e disponibilidade de soluções, sejam estas ao nível da velocidade da rede ou da disponibilidade de serviços de Dados ou Cloud, aumenta significativamente o número de ataques e ameaças potenciais para todas as redes móveis. As operadoras estão a olhar para este problema de forma integrada, permitindo olhar para todo o problema de maneira a que seja possível agir rápido e a cada momento de forma cirúrgica, ou seja, muita prevenção e constante motorização das suas redes. 

Para ajudar a olhar para estes problemas e agir de forma integrada a Cisco leva ao MWC em Barcelona  a sua Arquitetura de Segurança para Fornecedores de Serviços Móveis, um portfólio completo de soluções centradas em ameaças que oferece proteção multicamada na rede, terminais (dispositivos) e Cloud. Onde se podem encontrar algumas novidades como:

– Segurança de Rede: para ajudar os fornecedores de serviços a proteger a sua rede móvel de ataques que afetam o núcleo da rede, a Cisco oferece a sua nova geração de soluções Security Gateway (SecGW), altamente escaláveis e tanto físicas como virtuais, suportadas pelos appliances da gama firewall Firepower 9300 e Firepower 4100, os routers ASR 900 e a Adaptive Security Virtual Appliance (ASAv).

 – Segurança dos Dispositivos: as soluções de segurança da Cisco para os dispositivos permitem a empresas e fornecedores de serviços aumentar a visibilidade e a proteção, proporcionando a plataforma móvel mais robusta a nível de dispositivo para o âmbito empresarial.

  • A Cisco e a Samsung vão oferecer às organizações visibilidade de terminais e inteligência de dados através da Samsung Knox e das soluções Cisco AnyConnect e Cisco Stealthwatch.

– Segurança na Cloud: os fornecedores de serviços podem agora oferecer aos seus clientes novos serviços de segurança geridos a partir da sua própria Cloud ou a partir dos ambientes Cloud geridos pela Cisco. 

  • A Cisco anuncia mostra ‘Cisco Umbrella for Service Providers’, uma plataforma de segurança gerida a partir da Cloud que ajuda os fornecedores de serviços a responder às necessidades críticas dos seus clientes.
  • A Cisco mostra ainda a integração do seu serviço de segurança Cisco Umbrella com a Cisco Evolved Packet Core (EPC), disponível para correr na Cisco Ultra Services Platform ou nos routers Cisco ASR 5500 para proporcionar uma experiência de Internet mais segura para qualquer dispositivo móvel.   

A Cisco já conta com vários operadores e fabricantes a implementar estas soluções de segurança como são os casos da Deutsche TelekomSamsung,  Vodafone e Hutchinson Australia, entre outros. 

 

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago