Morte de Mandela gere milhares de mensagens nas redes sociais

Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, morreu na passada quinta-feira, aos 95 anos. A sua morte está a gerar milhares de mensagens nas redes sociais e, só no Twitter, gere mais de 200 mil tweets por hora.

Madiba, como era conhecido na África do Sul, foi a figura mais carismática da luta contra o apartheid, o regime de segregação racial imposto na África do Sul até 1994, e foi também o primeiro presidente negro daquele país. Pelas suas convicções, tornou-se num símbolo mundial sinónimo de paz e de luta contra a opressão.

O ex-presidente, conhecido pela sua incansável dedicação à defesa dos direitos humanos e igualdade racial, estava já há quatro meses em estado grave.

A sua influência e importância podem agora ser medidas através da quantidade de mensagens na rede social Twitter que referem o sul-africano. Em Portugal, uma das hashtags que está em tendência é #NelsonMandela. A nível mundial é o termo #RipNelsonMandela que está em trending.

Por minuto caem na timeline desta rede social dezenas de tweets com referências ao ex-líder da África do Sul. De acordo com dados da Hashtag.org, às 23 horas de Portugal do dia da morte de Nelson Mandela, o termo #mandela tinha uma afluência de 78 mil referências por hora, evoluindo para 243 mil referências em apenas 60 minutos. Perto da uma hora da manhã, a afluência de tweets baixou mas ainda se registavam 104 mil mensagens por hora.

A hashtag #nelsonmandela atingiu um pico de 237 mil mensagens por hora, #madiba cerca de 162 mil e #ripmandela teve perto de 60 mil referências por hora.

Mandela, símbolo da reconciliação e do perdão, foi eleito primeiro presidente negro da África do Sul depois de ter estado 27 anos preso. Em 1993 recebeu o Prémio Nobel da Paz juntamente com Frederik de Klerk e governou a África do Sul até 1999, tornando-se num dos principais estadistas do século XX. O sul-africano era visto pelos seus compatriotas como o patriarca da “nação do arco-íris”.

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu no dia 18 de julho 1918, perto de Umtata, capital da reserva de Transkei, no seio da família real da tribo Themba.

Cátia Colaço

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago