Mobile Edge Computing da Nokia agora disponível para empresas

A Nokia anunciou três aplicações específicas do ambiente AppFactory. São aplicações de uso intensivo de dados na plataforma Mobile Edge Computing (MEC) que permitem rastrear objetos, vigilância em vídeo e analítica para melhorar operações e dar mais segurança a indústrias, hubs de transporte, hospitais, entre outras áreas.

A finlandesa Nokia decidiu estender as aplicações da sua plataforma Mobile Edge Computing (MEC) para que empresas também possam tirar proveito de aplicações usando baixa latência e uma plataforma de banda larga móvel para negócios críticos que satisfaz necessidades de comunicação, melhora a operação e reduz custos.

O foco da Nokia são empresas das áreas da indústria, hubs de transporte, hospitais e campus que conectam pessoas e workflows automatizados.

São três as primeiras aplicações do ambiente AppFactory anunciadas ontem, dia 19. A primeira é o object tracking, que permite rastrear ativos e pessoal com precisão de centímetros. Serve para etiquetar e rastrear carros de transporte de bagagens em aeroportos, cadeiras de rodas e outros equipamentos médicos de alto valor em hospitais e ativos de armazéns. A aplicação mantém os itens constantemente visíveis, reduzindo riscos de roubo e outras ameaças de segurança. A segunda aplicação é de video surveillance, que estende a sala de operações a dispositivos móveis e permite acesso às equipas de segurança a um feed fiável em tempo real onde quer que estejam. Por último, a aplicação de video analytics – a plataforma MEC analisa os feeds de dados de câmaras de segurança alertando a equipa de segurança sobre uma atividade irregular em tempo real.

Mobile Edge Computing

 

A Nokia promete conectividade robusta para a plataforma MEC, que processa os dados, e próxima do cliente final, evitando assim uma latência elevada. Inicialmente, a conexão dar-se-á num espectro licenciado para redes LTE, trabalhando em parceria com as operadoras para transformar partes das suas redes 4G em redes privadas LTE discretas, usando também redes Wi-Fi . No futuro, a Nokia espera poder fazer uso também de LTE em faixas de espectro não-licenciadas com a tecnologia MulteFire.