Categories: Inovação

Minecraft para Educação disponível no verão nas escolas portuguesas

A nova edição do Minecraft para Educação é “mais ambiciosa” e está a ser desenvolvida por professores. A Microsoft diz que o jogo já é usado em salas de aula de 40 países e que a oferta desta edição no primeiro ano letivo se destina a encorajar os professores a aderirem.

Uma das novidades é o site dedicado, onde os professores podem aceder a recursos para planear as suas aulas e obterem apoio de uma rede de ‘Mentores Minecraft’, com professores experientes no uso do jogo na sala de aula.

“Acreditamos que a tecnologia pode e deve ser aplicada em novas formas de aprendizagem, que sejam inspiradoras e permitam aumentar a motivação, envolvimento e interação”, afirma  Vânia Neto, diretora para a área da Educação na Microsoft Portugal. A responsável sublinha que a empresa está empenhada em “contribuir ativamente para o aumento das competências digitais e de programação de todos os alunos”, algo que o Minecraft pode ajudar a fazer pelo natural interesse dos estudantes.

A ideia é “estimular a aprendizagem e desenvolver a criatividade e colaboração, aplicando a tecnologia a novas formas de interação, nomeadamente através da exploração e simulação de jogos“, diz a Microsoft. Os alunos serão incentivados a aprender através da resolução de problemas com recurso ao pensamento crítico, colaboração e criatividade.

“Os alunos mais novos são envolvidos na aprendizagem de questões relacionadas com cidadania digital, empatia e habilidades sociais”, explica a empresa, “enquanto os mais velhos têm a possibilidade de explorar questões mais difíceis, ao mesmo tempo que adquirem conhecimentos básicos de engenharia e programação.”

Mais novidades

Além do jogo, a Microsoft está hoje a anunciar ferramentas de “aprendizagem inclusiva” no OneNote, desenhadas para alunos com necessidades especiais. Há uma nova barra de ferramentas add-in para OneNote 2013 e 2016 que “melhora a leitura e aprendizagem, em particular junto dos alunos que têm dislexia ou autismo.”

Outro lançamento é o Office Lens, que permite selecionar o conteúdo de um documento ou pasta através de uma fotografia e um clique.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Vodafone vende cartões eSIM a bordo de aviões da TAP

Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…

19 horas ago

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

2 dias ago

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

3 dias ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

4 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

5 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago