Categories: Negócios

Surface da Microsoft com lucro pela primeira vez em dois anos

Após dois anos e quase dois mil milhões de dólares em prejuízos, o Surface da Microsoft conseguiu alcançar finalmente lucro no terceiro trimestre de 2014, terminado no passado mês de setembro.

No trimestre terminado a 30 de setembro, a Microsoft registou 908 milhões de dólares em receita para a linha de tablet Surface, um aumento de 127 por cento em relação ao mesmo período de 2013.

A Microsoft disse que a gama Surface gerou uma margem positiva, resultado que alinhou-se com as estimativas previamente avançadas pelos analistas.

De acordo com a Computerworld, a margem não atingiu um valor muito elevado – cerca de 13,4 por cento. Este valor é superior à média registada no segmento dos PC Windows, mas menos de metade ou até um terço da margem obtida com tablets.

Desde a sua introdução em outubro de 2012, o Surface revelou-se para a Microsoft um tiro saído pela culatra, tendo prejuízos de 1,73 mil milhões de dólares nos sete primeiros trimestres. Contudo, com o trimestre de setembro, as perdas totais foram reduzidas para cerca de 1,6 mil milhões de dólares.

A campanha publicitária da Microsoft para o Surface tem sido substancial, com anúncios de televisão, incluindo um acordo de 400 milhões de dólares com a NFL (National Football League), que visa publicitar o dispositivo nas arenas desportivas.

A Microsoft começou a vender em junho o Surface Pro 3, tornando o trimestre de setembro o primeiro em que foram atingidos os objetivos para as receitas.

A CFO, Amy Hood, afirma que as vendas do Surface Pro 3 estão atingir resultados duas vezes melhores dos que os obtidos com o Surface Pro 2, modelo agora descontinuado, lançado no outono de 2013.

Thompson, analista independente da Stratechery.com, ressaltou que os altos preços do Surface Pro 3, que variam entre os 799 e os 1949 dólares, geraram um aumento das receitas, ao passo que os lucros gerados no período homólogo de 2013 foram reflexo de fortes vendas de tablets Surface RT.

Thompson observou ainda que a Microsoft não revelou as vendas unitárias do Surface, sendo impossível determinar quais os modelos que venderam melhor ou dizer se o volume de vendas aumentou ou diminuiu.

Redação Silicon

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

2 dias ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

3 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

6 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago