Microsoft poderá começar a produzir smartphones na Índia

A aliança ainda não foi firmada, mas o jornal Times of India (TOI) afirma que não deverá faltar muito para que os telemóveis da Microsoft passem a nascer com nacionalidade indiana, produzidos na central da taiwanesa Foxconn em Sri City.

A Foxconn, de acordo com várias fontes que falaram com a publicação, pretende introduzir no mercado indiano dois modelos dos smartphones da Microsoft. No entanto, não se sabe ainda com certeza que dispositivos serão os primeiros a ser produzidos localmente. A Microsoft alcançava a Índia através das suas centrais de produção na China, no Vietname e na Finlândia.

Depois da Nokia se ter retirado do palco dos smartphones, passando para a tutela da Microsoft, a Foxconn teve que reorganizar a sua estratégia, encerrando a sua fábrica dedicada à marca finlandesa na cidade indiana de Sriperumbudur.

O chairman da Foxconn Technology Group, Terry Gou, visitou a Índia este mês e, segundo o TOI, declarou que a empresa iria investir cerca de dois mil milhões de dólares na construção de 10 a 12 novas centrais de produção nos estados indianos de Andhra, Maharashtra e Gujarate.

Ao Economic Times, um oficial da Foxconn India disse que vários players do universo dos smartphones já mostraram o seu interesse em alcançar a nova fábrica, que deverá chamar-se Rising Star (“Estrela Nascente”). A Microsoft ainda não confirmou o negócio com a Foxconn.

Várias são já as empresas que estão a procurar produzir os seus dispositivos em solo indiano, evitando, assim, despesas relacionadas com exportação e importação e entraves regulatórios. Esta semana, a Huawei recebeu luz verde, por parte do governo indiano, para operar no país, que alberga hoje um mercado de dispositivos móveis com um forte crescimento. Muitas marcas chinesas estão a procurar estender-se até à Índia para contrabalançar as perdas que têm sofrido no seu mercado doméstico, numa altura em que este regista uma preocupante estagnação.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago