Microsoft partilha visão sobre inteligência artificial

“Em diversos testes do setor, os nossos algoritmos de visão computacional superaram outros do mercado – até mesmo humanos”, afirmou Harry Shum, vice-presidente executivo do grupo de Inteligência Artificial (IA) e Pesquisa da Microsoft, numa reunião sobre IA em São Francisco esta semana. “Mas o que é mais interessante para mim é que o progresso da nossa visão está a aparecer em nossos produtos, como o HoloLens, e em clientes, como as apps construídas pelo Uber para usar estes recursos.”

Quando Bill Gates criou a Microsoft Research, em 1991, ele previa que os computadores um dia veriam, ouviriam e entenderiam os seres humanos – e essa perspectiva atraiu algumas das melhores mentes para os seus laboratórios, diz a empresa.

Em outubro, a Microsoft se tornou a primeira empresa do setor a chegar à paridade com humanos em reconhecimento de voz. O Skype Translator também está agora disponível em nove línguas, o que permite que as pessoas se compreendam enquanto conversam, em qualquer lugar do mundo. Quanto ao sonho da tradução em tempo real, cara a cara, o objetivo é usar os novos recursos de inteligência em linguagem e reconhecimento de voz da empresa, o Microsoft Translator, que pode traduzir simultaneamente em grupos que falam diversas línguas, pessoalmente, em tempo real.

“Eu estava nessa mesma sala há poucas semanas atrás com Sam Altman, a trabalhar no anúncio da nossa colaboração com a OpenAI. É ótimo trabalhar em conjunto e produzir a partir desses trabalhos”, afirmou Shum.

A Microsoft diz ainda que estamos a assistir aos primeiros dias de uma transição para a próxima grande mudança de plataforma na computação, aquela impulsionada pelos avanços da IA e construída em torno do comportamento natural para humanos – conversas. “É uma nova era, na qual experiências digitais refletem a forma com a qual as pessoas interagem com outras e rumamos para um mundo no qual os computadores entendem-nos, compreendem as nossas intenções e podem ser proativos”, diz a Microsoft.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

21 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago