Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do Microsoft 365 Copilot em abril, como parte do novo programa “Frontier”.
A Microsoft introduziu dois novos agentes com capacidades de raciocínio para o trabalho no Microsoft 365 Copilot, o Researcher e o Analyst.
Além da análise de uma vasta quantidade de informações com acesso seguro e em conformidade com os dados de trabalho — e-mails, reuniões, arquivos, chats e muito mais — também são compatíveis com a web para fornecer expertise “altamente qualificada a cada pedido”.
O Researcher dá apoio nas pesquisas complexas e em várias etapas no trabalho, fornecendo insights com maior qualidade e precisão do que era possível anteriormente. Combina o modelo de pesquisa da OpenAI com as capacidades avançadas de orquestração e pesquisa do Microsoft 365 Copilot.
O Researcher pode ser usado para criar uma estratégia detalhada de entrada no mercado baseada no contexto dos dados de trabalho e dados competitivos mais amplos da web; identificar oportunidades para um novo produto baseado em tendências emergentes e dados internos; ou criar um relatório trimestral abrangente para revisão de clientes detalhando o trabalho já realizado, juntamente com a análise mais recente do mercado.
Além disso, o Researcher pode utilizar dados de terceiros por meio de conectores para melhorar as suas capacidades e fornecer insights mais abrangentes — permitindo integrar dados de fontes externas, como Salesforce, ServiceNow, Confluence, e mais, diretamente no Microsoft 365 Copilot, podendo dar acesso a dados através de outros agentes, como o Sales Chat.
Por sua vez, o Analyst pensa como um cientista de dados qualificado, permitindo partir de dados brutos a insights em minutos.
Baseado no modelo de raciocínio o3-mini da OpenAI e otimizado para análises avançadas de dados no trabalho, o Analyst utiliza um raciocínio em cadeia de pensamentos para resolver problemas de forma interativa, aperfeiçoando o seu raciocínio e fornecendo respostas de alta qualidade que espelham o pensamento analítico humano.
Pode executar Python para resolver consultas de dados mais complexas — e é possível visualizar o código em tempo real e verificar os resultados.
Por exemplo, o Analyst pode ser utilizado para transformar dados em bruto espalhados por vários documentos, fazendo uma previsão da procura por um novo produto, uma visualização de padrões de compra de clientes ou uma projeção de receita.
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do Microsoft 365 Copilot em abril, como parte do novo programa “Frontier“, que disponibiliza acesso antecipado às novidades do Copilot ainda em desenvolvimento.