Microsoft lança plataforma Azure para recolha de dados da IoT

A novidade já tinha sido anunciada pela Microsoft em setembro mas só agora ficou disponível, algo que foi partilhado no seu blog corporativo. “A Azure IoT Hub oferece uma forma fácil e segura de conectar e gerir os milhares de milhões de aparelhos que enviam e recebem biliões de mensagens por segundo”, explica a empresa. A ideia é que seja uma ponte entre os aparelhos dos clientes e as suas soluções na nuvem, permitindo-lhes “armazenar, analisar e agir sobre os dados em tempo real.”

A comunicação é bidirecional – do dispositivo para a nuvem e vice-versa – usando protocolos abertos (MQTT, HTTPS e AMQPS). Por outro lado, esta ferramenta faz parte da suite IoT da empresa (Azure IoT Suite), o que simplifica a integração com outros serviços, como o de machine learning e analítica.

“Embora o IoT Hub seja um serviço incrível e um fundamento para uma solução IoT personalizada, é apenas o início”, realça a Microsoft. A tecnológica promete a possibilidade de construir “em minutos” o que antes levava semanas, com soluções pré-configuradas para a Internet das Coisas.

Também foi anunciado que o programa Microsoft Certified for IoT tem agora trinta empresas dos vários cantos da indústria, incluindo Dell, Advantech, HPE e Libelium. “A Internet das Coisas terá um crescimento dramático em 2016 e mal podemos esperar para ver o que os nossos clientes e parceiros vão continuar a construir com os nossos produtos”, conclui a empresa, prometendo mais para breve.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago