Categories: Negócios

Microsoft falha ‘ressurreição’ da Nokia e muda nome para Mobile Oy

Em Fevereiro de 2011, a Microsoft e a Nokia celebraram uma aliança na qual os dispositivos do fabricante finlandês seriam equipados com o sistema operativo Windows Phone – uma estratégia com a qual Steve Ballmer esperava impulsionar a presença da sua empresa no mercado da mobilidade. Passaram três anos, a Microsoft, entretanto, comprou a divisão de dispositivos móveis da Nokia e anuncia agora que vai deixar cair a marca Nokia e mudar o nome oficialmente para Microsoft Mobile Oy no dia 25 de Abril.

Recorde-se que uma das principais ideias subjacentes ao acordo de 2011 era precisamente a oportunidade de ressuscitar a marca Nokia, que vinha a perder sucessivamente quota de mercado perante a transição dos consumidores de telemóveis tradicionais para smartphones. Aliás, a Nokia foi líder no mercado português durante muito tempo, até perder essa posição para a Samsung.

O fato é que, apesar dos esforços da Microsoft, a Nokia continuou a perder espaço num mercado amplamente dominado pela Google e pela Apple. Assim, à medida que Samsung e Apple vingavam na área de smartphones, a família Lumia da Nokia apresentava quotas de mercado pouco relevantes e mostrava-se incapaz de competir com a concorrência.

Mesmo com a Microsoft a investir muito dinheiro em marketing e promoção para os Nokia Lumia equipados com Windows Phone, os preços pouco atrativos e falta de adoção por parte dos consumidores foram determinantes para o fracasso dessa estratégia.

A juntar a isso, há que acrescentar o fator crucial de que os programadores de aplicações não aderiram em massa à plataforma, apesar dos esforços da empresa de Redmond. O resultado final parece ser um passo na direção certa: a divisão de dispositivos móveis da Nokia passará agora a chamar-se Microsoft Mobile Oy.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago