Categories: Open-SourceSoftware

Microsoft disponibiliza plataforma .NET em open source

A Microsoft anunciou a expansão da sua plataforma .NET para o Linux e Mac OS, no evento Connect em Nova Iorque.

Juntando ontem developers dos quatro cantos do mundo numa das cidades mais emblemáticas dos Estados Unidos, o Connect foi também a ocasião em que a Microsoft revelou a disponibilização em open source da versão preview do .NET 2015.

No decorrer do evento, foi também avançada uma versão preliminar do Visual Studio Community 2013, “uma nova edição que garante o acesso total gratuito a startups, estudantes e developers ocasionais”, disse a empresa em comunicado.

“Com mil milhões de dispositivos existentes no mercado, os developers necessitam, cada vez mais, de ferramentas que lhes permitam desenvolver sistemas e aplicações que corram nas diferentes plataformas. Através do novo Visual Studio, suportado na plataforma .NET conseguimos entregar uma solução completa, end-to-end, para que os developers possam criar e gerir aplicações em vários dispositivos e plataformas”, afirmou S. Somasegar, Vice-Presidente Corporativo da Divisão de Desenvolvimento da Microsoft.

Para promover o desenvolvimento multiplataforma, a Microsoft tornou a plataforma .NET open source, incluíndo o ASP.NET, o agregador .NET, o .NET Core Runtime, e as respetivas Framework e Libraries, permitindo aos developers criar e desenvolver aplicações com .NET em Windows, Mac ou Linux. Com isto a Microsoft pretende trabalhar em estreita colaboração com a comunidade de código aberto (open source), recolhendo o seu contributo para futuras melhorias da plataforma, nomeadamente através da .NET Foundation.

Já disponível, o Visual Studio Community 2013 é uma edição gratuita que integra todos os recursos do Visual Studio. Permite o desenvolvimento para múltiplas plataformas, dos dispositivos móveis ao desktop, da web aos serviços na cloud, a edição do Visual Studio Community oferece aos developers um acesso fácil ao conjunto de ferramentas Microsoft Visual Studio para desenvolvimento de aplicações não empresariais (non enterprise).

Construído de raiz com suporte para iOS, Android e Windows, a versão preview do Visual Studio 2015 permite aos developers criar aplicações e serviços para qualquer dispositivo e plataforma, com maior facilidade.

Para apoiar o desenvolvimento multiplataforma e móvel com .NET, a Microsoft anunciou ainda a criação de uma experiência otimizada para instalação da multiplataforma de desenvolvimento de software, Xamarin, a partir do Visual Studio, e ainda a adição de suporte deste à edição gratuita do Xamarin Starter, disponível no final do ano. Adicionalmente, para os programadores interessados em construir aplicações alojadas na cloud para dispositivos móveis, a Microsoft integrou na plataforma o suporte para a utilização de Apache Cordova.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago