Categories: Cloud

Rio 2016: Microsoft desenvolve plataforma com resultados das competições

A Microsoft é a responsável pelo projeto de criação do portal oficial dos Jogos Rio 2016, uma solução na plataforma em nuvem Azure integrada à tecnologia desenvolvida e gerida pela Atos, parceira mundial de TI dos Jogos Olímpicos. O site é atualizado com informações em tempo real.

Ou seja, a partir de agora os resultados de mais de 300 provas das 42 disciplinas desportivas disputadas nos 17 dias do evento, além de calendário, regras estabelecidas pelas Federações, dados sobre os mais de 10 mil atletas e equipes, ranking de medalhas, desempenho por país e muito mais.

Em comunicado, a Microsoft Brasil explica que entre as inovações do projeto está a alta disponibilidade de dados, em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês), e a velocidade de distribuição de resultados, que serão transmitidos em tempo real, sem latência, diretamente dos sensores das arenas.

No portal dos Jogos Rio 2016, a tecnologia Microsoft Azure Cache, que processa e gere esse alto volume em datacenters localizados em três continentes, garante que placares, pontuações e recordes batidos, por exemplo, sejam publicados mais rapidamente, explicam em comunidado

Tais informações são coletadas pelos sensores da Omega instalados nos locais das competições e processadas pelos sistemas de TI da Atos, parceira mundial dos Jogos Olímpicos.

O site terá ainda a capacidade de reconhecer automaticamente o modelo de ecrã mais adequado para obter a melhor experiência de navegação e interação. A estimativa é a de que 65% das visitas ao portal sejam via smartphones e tablets no Rio 2016. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, cerca de 40% do acesso ao conteúdo relacionado ao evento no site foi feito por dispositivos móveis.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

5 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

6 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

2 semanas ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago