Categories: InovaçãoNegócios

Microsoft aponta como IoT pode favorecer os negócios

Tudo isso graças ao machine learning, que torna os processos mais eficientes. Esses processos antecipam o que acontecerá, beneficiando substancialmente os negócios e os clientes.

Num evento para a imprensa, o gestor regional de Marketing de IoT e Análises Avançadas para a Microsoft na América Latina, Mario Ochoa apresentou alguns exemplos reais de empresas que utilizam os dados do machine learning para aprimorarem os seus serviços.

Prever se um paciente retornará ao hospital e preveni-lo
Sensores que medem o pulso, a pressão arterial e a atividade física de um paciente remotamente podem oferecer informações valiosas aos especialistas, garantindo um acompanhamento adequado e que o profissional possa antecipar-se a possíveis recaídas. Veja como isso já está a funcionar na clínica Dartmouth-Hitchcock.

Elevadores sempre em funcionamento
Uma placa de “fora de serviço” num elevador é sempre um incómodo. Para evitar que isso aconteça, a empresa ThyssenKrupp utiliza a Internet das Coisas para monitorizar os seus aparelhos em qualquer parte do mundo, de modo a tornar o funcionamento dos seus elevadores mais eficientes. A IoT permite que a empresa programe de maneira mais eficaz a manutenção dos mesmos e antecipe possíveis falhas. Veja como o seu painel de controlo funciona.

Evitar falhas críticas em processos de extração de petróleo
A Rockewell Automation é uma empresa que se dedica a tornar os processos industriais mais eficientes e encontrou na Internet das Coisas uma ferramenta poderosa para o seu trabalho. Neste caso, trata-se de uma empresa de extração de hidrocarbonetos. Uma peça da fábrica está a falhar? Observe como se detecta e examina se é um problema generalizado, e como corrigir a falha antes que ela ocorra.

A IoT na estrada com uma empresa de transporte
Um caminhão pode carregar muito mais que uma porção de mercadorias. Dezenas de sensores espalhados por todo o veículo reportam o estado dele e da carga que está a levar, além da sua localização. Neste exemplo, veja como é possível aproveitar a Internet das Coisas para que uma transportadora não perca milhares de euros se a câmara fria estiver avariada.

Monica Campi

Jornalista especializada no mercado de TI e tecnologia, já passou pela redação da revista PC World (ed. Now! Digital) e da Revista INFO (ed. Abril). Fã de fotografia, adora registrar sua maior paixão: viagens.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago