A nível internacional, o relatório realça o papel determinante que as PMEs têm relativamente à aprendizagem entre elas. Cerca de 42% das PMES afirmam que aprender umas com as outras, traduz-se numa das principais formas de encontrar informação e educação para dominar o novo ambiente mobile, seguindo-se às pesquisas online (64%).
No que diz respeito à situação comercial das próprias empresas, os dados são reveladores. Mais de metade dos inquridos (61%) estão confiantes sobre a situação futura do seu próprio negócio. Sobre a questão do emprego, 41% das PMEs afirma que pretende adicionar emprego nos próximos 6 meses, enquanto que 47% das PMEs que se dedicam ao comércio internacional irão adicionar, provavelmente, novos empregos no mesmo espaço de tempo.
Em Portugal, o relatório aponta para 47% das PMEs que afirmam que aprender umas com as outras é uma das principais formas de encontrar a informação e educação para dominar o novo ambiente mobile, a seguir às pesquisas online (69%). Esses negócios são mais confiantes.
Por um outro lado, mais de metade (50% e 56% respetivamente) das empresas que adicionaram emprego nos últimos seis meses ou planeiam adicionar emprego nos próximos seis meses também aprenderam a partir de outras empresas.
É de recordar que o inquérito “The Future of Business” é uma colaboração contínua entre o Facebook, a OCDE e o Banco Mundial. Lançado em setembro de 2016 como nova fonte de informação sobre as PMEs digitais, o relatório já contou com a participação de cerca de 200 mil PMEs de mais de 40 países. Os inquiridos são provenientes dos 70 milhões de empresas com uma página ativa no Facebook.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…