Mercado de software AIM vai atingir 27 mi milhões em 2017

“As abordagens estabelecidas à infraestrutura aplicacional são muito rígidas, fechadas e pesadas para conseguirem suportar os requisitos de muitos negócios digitais”, comentou o vice-presidente de pesquisa do Gartner, Fabrizio Biscotti. O analista acrescentou que o crescimento em iniciativas mobile, de big data, analítica, nuvem e Internet das Coisas está associado com a transformação dos negócios em digitais – então é preciso que os profissionais invistam em novas tecnologias de software AIM.

Isso, na volta, dá um impulso a abordagens de integração novas, com novas tecnologias AIM, tais como plataforma de integração como serviço, indica Biscotti.

Para que isso aconteça, a Gartner identifica três requisitos. Primeiro, as organizações precisam de um modelo aberto, flexível e ágil, que permita uma configuração mais simples e rápida, bem como implementação tanto na nuvem como on-premises. Além disso, precisam de plataformas que suportem diversas combinações de recursos, aplicações, dados, processos e coisas de dentro e de fora da organização. E, por fim, precisam de software mediador self-service que possa aumentar ou reduzir de escala rapidamente.

As ofertas de infraestrutura de aplicações na nuvem ainda estão a maturar, mas já respondem às necessidades do mercado por mais agilidade, escalabilidade, produtividade e eficiência melhor que as alternativas on-premises”, nota Biscotti. “A tecnologia mais antiga, no entanto, muitas vezes continua a ser a mais apropriada para os cenários mais exigentes”, ressalva.

O mercado de software AIM é suportado em grande proporção por receitas geradas por serviços de manutenção, mas esse segmento é de crescimento lento. A Gartner identifica um crescimento mais rápido em áreas emergentes, como plataformas de desenvolvimento de aplicações mobile e plataforma como serviço. São segmentos que pesam menos, mas crescem a dois dígitos. Também apresentam mais fornecedores a competir, sendo um mercado fragmentado.

A informação sobre a pesquisa “Forecast Overview: Application Infrastructure and Middleware Software, Worldwide, 2016 Update” está disponível para clientes da Gartner.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

2 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

3 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

4 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

1 semana ago