O mercado mundial de software cresceu 5,5% ‘year-over-year’ em 2013, totalizando 369 mil milhões de dólares, segundo dados do ‘Worldwide Semiannual Software Tracker’ da IDC. Este número supera os 4,3% de crescimento registados em 2012 e são reflexo da recuperação económica da zona Euro e do crescimento acima da média dos Estados Unidos. A IDC prevê que este cenário moderadamente positivo se mantenha nos próximos anos.

A análise da IDC ao mercado total do software engloba três segmentos principais: Aplicações; Desenvolvimento & Implementação de Aplicações; e Software para Sistemas de Infraestrutura. Os três segmentos cresceram entre 5,4% e 5,6%, o que significa que nenhum deles registou uma performance de destaque por si só. Apesar disso, dentro destes segmentos houve vários tipos específicos de software que obtiveram altas taxas de crescimento.

Entre os três segmentos primários, o de Desenvolvimento & Implementação de Aplicações, que foi responsável por quase 23% das receitas totais de software em 2013, foi o mercado com o crescimento mais rápido – com uma taxa de 5,6% ‘year-over-year’. O crescimento neste segmento foi fomentado pela performance das áreas de gestão de dados estruturados e acesso a dados e análise. As soluções de software de analítica avançada e de sistemas de gestão de bases de dados continuam fortes à medida que a adoção de soluções de Big Data e Analytics continua a crescer. Segundo o relatório da IDC, a Oracle continua a liderar o segmento de Desenvolvimento & Implementação de Aplicações, com uma quota de mercado de 21,5%, seguida por IBM, Microsoft, SAP e SAS. Entre estes fabricantes, destaque para a Microsoft e para a SAP que conquistaram as maiores percentagens de market share ‘year-over-year’.

No que diz respeito ao mercado de Aplicações, que é responsável por 50% das receitas totais de software, o crescimento anual foi de 5,5%. Dentro deste segmento, as aplicações colaborativas e as aplicações de conteúdo destacaram-se ao apresentarem taxas de crescimento superiores a 10%. A Microsoft liderou este mercado em 2013 com uma quota de 14,1% (subindo mais de 1% em relação ao ano anterior), sendo seguida pela SAP, Oracle, IBM e Intuit, sendo que os fabricantes que registaram os maiores crescimentos foram a Microsoft e a Intuit.

Por sua vez, o mercado de Software para Sistemas de Infraestruturas, responsável por 27% das receitas totais de software, cresceu 5,5%, sendo que o segmento de software de sistemas subiu mais de 8% ‘year-over-year’, muito graças ao lançamento do Windows 8 e à adoção dos softwares de máquinas virtuais e de sistemas cloud. Analisando os fabricantes, a Microsoft aumentou a sua liderança em Software para Sistemas de Infraestruturas em mais de 1,5%, ficando com um total de 29,3%. Atrás dela estão a IBM, a Symantec, a EMC e a VMWare.

Fazendo uma análise geográfica, a IDC constata que a América Latina e a América do Norte foram as regiões que mais cresceram em 2013, seguidas pela Europa Ocidental, que continua o caminho para a recuperação e conseguiu subir 6,6% em relação ao ano anterior.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

1 dia ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago