Categories: InovaçãoWearable

Mercado de realidade virtual vai crescer 84,5% ao ano até 2020

O estudo cobre também a realidade aumentada, segmento em que a Microsoft se prepara para um lançamento muito relevante com o HoloLens. Mas a ABI Research sublinha a importância principalmente do Oculus Rift, que o Facebook lança a 28 de março, do HTC Vive, Samsung Gear VR e Google Cardboard.

“O ecossistema de conteúdos de realidade virtual está a abrir-se para incluir não só jogos casuais e de RV tradicional, mas também experiências educativas”, realça o diretor-geral da ABI Research, Sam Rosen. “O vídeo 360º também viu investimentos notáveis do Facebook e YouTube, apontando para outra oportunidade promissora de crescimento na realidade virtual”, afirmou o responsável, em comunicado. “Enquanto os programadores de conteúdos ainda estão a aprender de que forma os consumidores interagem com sistemas de RV móveis, a realidade virtual nos jogos core e realidade aumentada estão em trajetórias de crescimento bem definidas.”

A consultora sublinha o papel do Cardboard da Google, que é a plataforma de lançamento para a realidade virtual low-cost. Cinco milhões de unidades foram já distribuídas desde o seu lançamento, em meados de 2014.

Embora o Oculus Rift e PlayStation VR não necessitem de smartphones, os consultores da ABI Research consideram que estes são a “plataforma perfeita” para este mercado. “À medida que as suas capacidades continuam a evoluir, antecipamos que a realidade virtual de topo, que é neste momento um exclusivo para as consolas de jogos e computadores, se expanda para utilização móvel em 2020”, prevê o analista Eric Abbruzzese. “O Google Cardboard é apenas o início”, continua. “Nos próximos anos, crescimento independente em grandes mercados, incluindo nos dispositivos móveis, wearables, jogos, publicidade e dados, vão todos tirar sinergias e potenciar o próximo nível de crescimento revolucionário na RV móvel”, conclui. 

No Mobile World Congress, em Barcelona, a Samsung levou ao palco o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, para falar do Gear VR e dos vídeos 360º. A LG anunciou que vai oferecer módulos de hardware para melhorar certos aspectos do novo smartphone G5 e um acessório de realidade virtual, LG 360 VR. O Google Cardboard ganhou o prémio para Melhor Aplicação Móvel nos prémios Glomo da GSMA, que organiza o MWC.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

21 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago