O espaço chinês dos smartphones, considerado o maior do mundo, atingiu o limiar da saturação. Uma investigação da IDC traz à luz do dia evidências que poderão indicar o início do declínio do setor dos telemóveis na China, colocando em xeque os negócios de marcas como a Apple e a Samsung.
Fabricantes como a Xiaomi e a Apple têm procurado tirar proveito da fertilidade do setor chinês. Em apenas quatro anos, a Xiaomi conseguiu alcançar um valor de mercado de 46 mil milhões de dólares e a Apple, durante o último trimestre, arrecadou receitas de 16,8 mil milhões de dólares só na China, onde vendeu mais smartphones do que nos Estados Unidos, o seu mercado doméstico.
Com o iPhone 6, a Apple conseguiu cimentar o seu posicionamento no minguante mercado chinês, açambarcando uma quota de 14,7 por cento. A norte-americana conseguiu ultrapassar as chinesas Huawei e Xiaomi no seu próprio mercado de origem.
A IDC acredita que a contração do setor chinês vai pressionar ainda mais as fabricantes que procuram crescer nos mercados da Índia e do sudeste asiático, sendo que o estabelecimento de parcerias com distribuidores locais será essencial para a sobrevivência e expansão do negócio.
Por seu lado, a Xiaomi, como que antevendo o decréscimo do seu mercado-natal, já procurou traçar alianças com retalhistas indianos, tanto na dimensão online como na dimensão offline. Diz a Reuters que em abril a empresa anunciou que começaria a vender os seus smarpthones em toda a Índia, através da cadeia de retalho The Mobile Store.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…