MEO Empresas anuncia vencedores do 5G API SPRINT

Aircomlink, PluggableAI e NTT Data são os grandes vencedores do programa de inovação tecnológica.

O MEO Empresas revelou os nomes dos vencedores do 5G API SPRINT, o programa de inovação que desafiou empresas, startups e programadores a explorar as APIs 5G da rede MEO para criar soluções tecnológicas disruptivas.

O programa reflete o compromisso contínuo do MEO Empresas em impulsionar a inovação e fomentar o desenvolvimento de novas aplicações que maximizam o potencial das redes de última geração.

Após uma avaliação por um painel de especialistas, os projetos PLUG-5G, Fanmeter e Risk Analysis and Anti-Fraud destacaram-se “pelo impacto, inovação e capacidade de transformar o ecossistema digital”, segundo revela a MEO Empresas.

Os critérios de seleção incluíram a utilização das APIs 5G, performance, inovação e diferenciação, potencial de crescimento e impacto ESG (Ambiental, Social e Governance).

Assim, o PLUG-5G – Aircomlink é uma plataforma avançada que atua como middleware, transformando eventos de rede das APIs 5G em fluxos de trabalho automatizados. Com recurso a Inteligência Artificial e Machine Learning, a solução permite análise preditiva, deteção de  anomalias e prevenção de fraudes bancárias, otimizando a segurança e eficiência dos serviços financeiros.

O Fanmeter – PluggableAI é uma solução que promove a interação entre marcas, fãs e eventos, utilizando sensores de smartphones e IA para medir ligações emocionais em tempo real. Através das APIs Location Verification e Location Retrieval, proporciona uma experiência personalizada e uma análise detalhada do engagement dos utilizadores.

Finalmente, o projeto Risk Analysis and Anti-Fraud– NTT DATA é uma ferramenta avançada que combina Gen AI e APIs GSMA Open Gateway para reforçar a segurança no setor bancário e segurador.

Com recurso às APIs SIM Swap e Device Location, a solução reforça a segurança digital, proporcionando análises fiáveis para mitigar riscos e prevenir fraudes.

Cada um dos vencedores receberá um prémio monetário de 5.000€, além de passes para a Web Summit 2025, onde terão a oportunidade de apresentar as suas soluções a potenciais parceiros e investidores, “acelerando o seu crescimento e impacto no mercado”.