Mastercard lança tecnologia de IA para melhorar a segurança de pagamentos eletrónicos

Os produtos de classificação de decisão existentes atualmente estão principalmente focados na avaliação de risco, trabalhando dentro de regras predefinidas. De acordo com a empresa, o Decision Intelligence é uma abordagem radicalmente nova que vai muito mais longe. É preciso uma visão mais ampla na avaliação, classificação e na aprendizagem em cada transação. Essa avaliação permitirá então que o emissor do cartão aplique essa inteligência à próxima transação.

“Estamos a resolver um grande motivo de incómodo para o consumidor que é o de ser indevidamente recusado ao tentar fazer uma compra”, realça Ajay Bhalla, Presidente de Risco e Segurança de Empresas da Mastercard. “Ao usar a tecnologia AI na nossa rede global, estamos a ajudar as instituições financeiras e os comerciantes a melhorar as taxas de aprovação e a experiência do consumidor.” 

De acordo com o comunicado, a solução baseia-se noutros serviços proprietários e é uma nova forma de resolver um velho problema, ao utilizar algoritmos sofisticados para fornecer uma classificação preditiva ao emissor. Essa informação é depois incorporada nos seus esforços existentes de mitigação de fraude. Como alternativa, os emissores podem ativar a ferramenta abrangente da Mastercard, que toma decisões orientadas por dados, em tempo real, adaptadas à conta, incluindo limites de alerta e recusa definidos.

A tecnologia que está por detrás do Decision Intelligence examina como uma conta específica é utilizada ao longo do tempo para detetar comportamentos de compras normais e anómalos. Ao fazê-lo, aproveita as informações da conta como a segmentação de valor do cliente, perfil de risco, localização, comerciante, dados do dispositivo, hora do dia e tipo de compra feita.

“É evidente que esta nova solução realça a importância crucial da segurança e da conveniência em todo o processo de compras online, não só para os consumidores, mas também para os bancos e comerciantes”, explica Carlo Enrico, Presidente da Mastercard para a Europa Ocidental. “Ao usar a tecnologia AI na nossa rede global, estamos a ajudar as instituições financeiras e os comerciantes a melhorar as taxas de aprovação, a experiência do consumidor e a reduzir a fraude”, complementa o executivo.

A Mastercard sublinha que a adição de AI, enquanto componente central da sua rede, irá fornecer uma melhorada classificação de fraude para cada transação. A nova funcionalidade promete ajudar a aumentar a precisão das aprovações em tempo real de transações genuínas e reduzir falsas recusas.

João Pardal

Recent Posts

Vodafone vende cartões eSIM a bordo de aviões da TAP

Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…

46 mins ago

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

22 horas ago

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

2 dias ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

3 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

4 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago