Mastercard lança novo programa de criptomoedas e blockchain para startups

As sete startups que se juntaram ao programa vão agora, em conjunto com a Mastercard, procurar expandir e acelerar a inovação em torno da tecnologia de ativos digitais.

A Mastercard juntou ao seu programa Start Path sete novas startups com soluções de blockchain e criptografia, que vão desde os chamados NFTs (“non-fungible tokens”) até à construção de uma câmara de vácuo para permitir novos ativos digitais sustentáveis.

Com esta iniciativa global, a Mastercard pretende apoiar os ativos digitais de rápido crescimento, as soluções de blockchain e as empresas de criptomoedas e dar continuidade ao trabalho que tem desenvolvido ao nível dos ativos digitais.

As sete startups que se juntaram ao programa, são a GK8, a Domain Money, a Mintable, a SupraOracles, a STACS, a Taurus e a Uphold, e, em conjunto com a Mastercard vão, agora, procurar expandir e acelerar a inovação em torno da tecnologia de ativos digitais “e tornar mais seguro e fácil às pessoas e às instituições comprarem, gastarem e manter criptomoedas e ativos digitais”.

De entre as sete start-ups que participam agora no programa Start Path da Mastercard, “destaca-se a Mintable, de Singapura, que permite aos utilizadores criar, comprar e vender ativos digitais e físicos, incluindo obras de arte, música ou produtos colecionáveis, através de NFTs suportados em tecnologia blockchain”.

A plataforma Mintable tem uma série de novidades projetadas para capacitar o cidadão comum a trabalhar com NFTs, “mesmo que não tenha nenhum conhecimento prévio em criptografia ou código”.

Por sua vez, a GK8, de Israel, é uma plataforma de autogestão de criptografia institucional, “que oferece uma verdadeira câmara de vácuo que permite criar, assinar e enviar transações de blockchain seguras sem receber qualquer input da internet, eliminando quaisquer potenciais vetores de ataques cibernéticos”.

Já a Taurus, da Suíça, “oferece uma infraestrutura de nível empresarial para gerir qualquer ativo digital através de uma única plataforma”, incluindo ativos criptográficos, moedas digitais e ativos tokenizados, “cobrindo a emissão, custódia, manutenção e negociação de ativos”.