Malwares Turla e Agent.BTZ podem ter ligação entre si

Os investigadores da Kaspersky Lab apoiam-se nas informações divulgadas por especialistas em segurança acerca de uma campanha de espionagem cibernética chamada Turla, e averiguam uma possível relação entre esta e o infame Agent.BTZ.

Em 2008, a rede militar do Comando Central norte-americano no Médio Oriente foi infetada por um software malicioso, considerado o “pior ataque de sempres a computadores militares dos Estados Unidos”.

Foi somente ao fim de pouco mais de um ano que os especialistas do Pentágono conseguiram expurgar totalmente a rede militar do malware Agent.BTZ. Consequência deste ataque foi a criação do Comando Cibernético norte-americano.

O programa nocivo, que se calcula ter sido criado em 2007, consegue adquirir informação confidencial dos seus alvos e enviá-la para um centro de armazenamento remoto.

O vírus Turla, com o qual a Kaspersky inesperadamente se cruzou, comporta, segundo a empresa, caraterísticas intrínsecas ao Agent.BTZ. Esta revelação faz surgir, assim, a dúvida: estarão estes dois programas maliciosos associados de alguma forma?

Ao que parece, o Agent.BTZ serviu, de facto, de base inspirativa para a conceção de vários outros malwares, como o Red October, o Turla e o Flame/Gauss.

Contudo, é com o Turla que o arqui-inimigo das redes militares norte-americanas parece ter uma maior parecença.

Ainda assim, Aleks Gostev, especialista chefe da Kaspersky Lab, afirma que as semelhantes caraterísticas e funcionalidades entre os malwares por si só não evidencia inequivocamente que exista uma relação direta entre eles. Avança também a explicação de que a arquitetura do Agent.BTZ tinha sido publicamente divulgada antes da criação do Red October, do Flame/Gauss e do Turla, pelo que se elucida com relativa facilidade as similaridades denotadas entre os programas.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago