Este crescimento, diz a Juniper, deve-se aos avanços em analítica e potência computacional. O estudo, “AI & Machine Learning: Fintech Dynamics, Disruption & Future Opportunities 2016-2021” revela que os investimentos das empresas de Fintech em machine learning vão avançar rapidamente, o que significa que a integração de inteligência artificial trará grandes benefícios ao mercado.
A Juniper, que designa machine learning como um subgrupo da Inteligência Artificial, dá o exemplo de duas startups de Fintech, Kabbage e ZestFinance. Ambas receberam 500 milhões em financiamento, enquanto as fabricantes analisadas pela consultora já gastaram 83 mil milhões de dólares em I&D no ano passado. Todos refereriam a IA como parte da estratégia central.
Um dos motivos para este salto é que as tecnologias de machine learning são agora mais acessíveis e baratas. A capacidade de os sistemas processarem sets de dados gigantescos em pouco tempo e as arquiteturas distribuídas abriram o mercado a novos players.
Os investimentos em IA estão a ser impulsionados pela avaliação de risco, em que vários indicadores são analisados por algoritmos para aprovar os empréstimos. Isto alarga consideravelmente o mercado endereçável para instituições financeiras, para lá da avaliação de crédito, em que a falta de histórico pode significar rejeiçao do empréstimo mesmo com baixo risco para quem pede o dinheiro.
“Onde a analítica Big Data ofereceu inteligência de negócio retrospetiva, o machine learning oferece capacidades preditivas e prescritivas”, explica o autor do estudo, Steffen Sorrell. “Os dados são chave – e as indústrias capazes de retirar expertise dos cientistas de dados serão as primeiras a capitalizar na oportunidade da IA.”
O whitepaper Fintech AI ~ A New Kind of Trader, está disponível para download no site da Juniper.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…