Lucros da Samsung derrapam 40% no quarto trimestre de 2015

De acordo com o relatório, os lucros líquidos da Samsung derraparam para 2,5 mil milhões de euros nos últimos três meses do ano, apesar de as vendas terem subido 1,1% para os 40,6 mil milhões. No global do ano, o volume de negócios ficou-se pelos 153,6 mil milhões de euros, contra os 158 mil milhões do ano anterior, e os lucros caíram 19% para 14,6 mil milhões.

A empresa justificou a redução com as dificuldades económicas um pouco por todo o mundo, a queda dos preços do petróleo e a força da moeda sul-coreana. “O negócio dos componentes sofreu o impacto de preços mais baixos nas memórias DRAM e painéis LCD, devido ao enfraquecimento da procura no mercado de TI e PCs”, referiu em comunicado.

O cenário para este ano também não é melhor. “Esperando dificuldades em 2016 no que toca aos ganhos, devido a um ambiente de negócio difícil e abrandamento da procura nas TI, a empresa tentará melhorar o desempenho na segunda metade, capitalizando no aumento sazonal da procura por produtos empresariais e melhorando o mix de produtos no negócio de componentes”, declarou.

No mercado de telemóveis, a marca vendeu 97 milhões de unidades no ultimo trimestre, incluindo modelos low cost, e 9 milhões de tablets. De acordo com a IDC, no global do ano a Samsung perdeu quota de mercado para a Apple nos smartphones, descendo de 24,4% para 22,7% contra os 16,2% da rival.

Uma das áreas de negócio em que a Samsung pretende apostar é na Internet das Coisas, algo que vem referido no comunicado. “No negócio de eletrónica de consumo, a empresa pretende liderar a era da casa inteligente com vários produtos para a IoT.”

Na conferência com analistas que se seguiu à apresentação, a Samsung disse ainda que irá investir em novas tecnologias de semicondutores e ecrãs para dar um novo impulso aos lucros. As ações da empresa caíram quase 3% em Seoul, continuando uma tendência descendente que já pressionou os títulos 9% desde o início do ano.

Leia também : Leiria não existe?
Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Ifthenpay e EBANX alavancam pagamentos instantâneos

Método de pagamento instantâneo promete aumentar vendas e número de clientes do comércio online português.

17 horas ago

Colt e Ciena aceleram velocidade transmissão em conectividade transatlântica

As duas empresas alcançaram um novo patamar ao ultrapassarem os limites de velocidade e de…

1 dia ago

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

4 dias ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

5 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

7 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

1 semana ago