Castilla, professor e investigador na MIT Sloan School of Management, tem estudado a forma como as redes sociais influenciam os processos organizacionais, os de recrutamento e os resultados ao longo do tempo. Na passagem por Lisboa esta quinta-feira, 17 de dezembro, irá debruçar-se sobre recrutamento e estratégias de gestão de pessoas através de “People Analytics.”
Esta abordagem centra-se em dados e na sua análise sistematizada. Castilla – que é também diretor académico do The Lisbon MBA – vai apresentar alguns dos seus estudos relacionados com o tema e conduzir uma sessão interativa, revelando quais as estratégias usadas em organizações de topo.
Uma das questões interessantes é a chamada meritocracia e as armadilhas que podem estar no seu caminho. “Os gestores imbuídos em contextos meritocráticos podem estar mais confiantes de que as suas decisões são imparciais, o que os pode levar a estarem menos motivados ou a esforçarem-se menos por evitar a aplicação de estereótipos”, explica Castilla. Curiosamente, diz, quando as pessoas se afirmam isentas de preconceitos, têm maior inclinação para demonstrar atitudes preconceituosas. “É como se já tivessem provado para eles próprios e para os outros que são insuspeitos. Contudo, quando agem, revelam os seus preconceitos e discriminação.”
O workshop “Strategies for People Analytics” decorrerá na Universidade Católica entre as 10:00 e as 11:30 e estará aberto aos convidados do The Lisbon MBA. Mais informações no site do programa.
Iniciado em 2007, o The Lisbon MBA é uma joint-venture entre a Nova School of Business and Economics e a Católica-Lisbon School of Business and Economics. A oferta consiste num MBA para-time durante dois anos e um MBA full-time, em associação com a MIT Sloan School of Management, que renovou a parceria com o The Lisbon MBA no ano passado.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…