Categories: MobilidadeSO

LG lança webOS 3.0 para Smart TV no CES 2016

A ideia subjacente é facilitar a interação dos utilizadores com uma televisão inteligente, especialmente se nunca tiveram uma. Há várias novidades interessantes, uma das quais a possibilidade de dividir o ecrã e ver dois programas ao mesmo tempo, por exemplo dois canais ou um filme Blu-ray e um canal. Outra função que será útil no futuro é a app para o controlo de outros eletrodomésticos inteligentes pela casa, desde que sejam compatíveis com a aplicação IoTV da LG.

No entanto, as novas funcionalidades em destaque são as que a LG chama de “mágicas”: zoom, ligação móvel e um novo comando. O Zoom vai dar a opção de aumentar o tamanho das letras e objetos sem perder qualidade de imagem. A ligação móvel permite conectar o smartphone à televisão através da aplicação LG TV Plus App, passando para o grande ecrã o que está no pequeno. E esta nova versão do comando é desenhada para facilitar o controlo das set-top-boxes, além de manter as capacidades de comando universal.

Será também introduzido o Channel Plus, uma lista unificada de canais que mistura conteúdos OTT com as emissões regulares de canais televisivos. Fruto da parceria com a Xumo, dará acesso a conteúdos digitais gratuitos de redes e publicações como Bloomberg Politics, TIME, Condé Nast Entertainment e o Wall Street Journal, além de BuzzFeed, PopSugar e Mode Media (que apelam a espectadores mais novos).

“O novo webOS 3.0 é um update de grande dimensão desde que esta tecnologia de plataforma avançada para televisão foi introduzida em 2014”, refere o CEO da LG Home Entertainment, Brian Kwon, em comunicado. O executivo diz que o conceito do sistema operativo – conexão simples, mudança simples e descoberta simples ilustra o compromisso da empresa em “assegurar um papel de liderança no mercado das televisões inteligentes com inovação e criatividade.”

Por enquanto, a liderança ainda é apenas um objetivo. No ano passado, a Samsung dominou o mercado mundial com 28,2% de quota, seguida da LG com 15,2%, de acordo com a consultora DisplaySearch. No mercado doméstico de ambas, Coreia do Sul, as vendas de televisões inteligentes vão ultrapassar as TV tradicionais em 2016.

O CES arranca em Las Vegas a 6 de janeiro e promete ser a maior edição de sempre.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago