Categories: Negócios

Lenovo anuncia reestruturação após compra da Motorola

A chinesa Lenovo, que em menos de sete dias adquiriu o negócio de dispositivos móveis da Motorola e a divisão de servidores da IBM, fará uma reestruturação organizacional, criando quatro divisões empresariais.

A reorganização do grupo, que entrará em vigor a partir de um de abril, consiste na criação de uma divisão de PC, outra de dispositivos móveis, uma unidade voltada à vendas corporativas e um grupo de cloud computing, que fornecerá conteúdo e serviços para sua base global de clientes.

A nova segmentação interna da empresa permitirá um foco mais intensificado de atuação, tirando o máximo proveito das aquisições recentes, que somaram mais de cinco mil milhões de dólares. Esta também é uma tática de sobrevivência frente à desaceleração do mercado de PCs.

A mudança mostra uma clara mudança de paradigma da empresa chinesa. Tirando o peso da operação de PC, que tende a encolher nos próximos anos, a aposta para o futuro está nos dispositivos móveis e servidores, que são a espinha dorsal dos crescentes serviços em nuvem.

O grupo de negócios corporativos será liderado por Gerry Smith, chefe das operações da América do Norte e América Latina da Lenovo. A companhia afirmou que esse grupo vai integrar o negócio de servidores low-end da IBM.

A Lenovo, que comprou a divisão de PC da IBM em 2005, tornou-se a maior fabricante mundial de PC em unidades vendidas no ano passado, superando a HP. Ainda assim, a empresa está tentando encontrar novas fontes de receita, em razão da fraca demanda no mercado de PCs tradicionais.

O grupo empresarial de PC da fabricante será chefiado por Gianfranco Lanci, atual chefe de operações na Europa. Liu Jun, que lidera a unidade de produtos de consumo, irá supervisionar o novo grupo de negócios móveis, os smartphones e tablets.

Peter Hortênsio, que lidera o negócio de PC para escritórios, irá tornar-se diretor de tecnologia. Já o CEO Yang Yuanqing continua no comando geral da companhia.

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Vodafone vende cartões eSIM a bordo de aviões da TAP

Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…

5 horas ago

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

1 dia ago

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

2 dias ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

3 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

4 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago