Leiria não existe?
Trata-se de um novo projeto da Samsung que procura deixar todos a falar sobre o maior mito urbano da internet.
E se um dia acordasse e percebesse que a cidade de Leiria, em pleno centro de Portugal, não passava de um mito urbano?
A Samsung Portugal uniu-se ao humorista Guilherme Fonseca para demonstrar, através das ferramentas Circle to Search da Google e IA do Galaxy S24, que Leiria existe sim e está viva.
“Leiria Não Existe” é um projeto online de quatro episódios que se baseia num dos maiores mitos urbanos portugueses da internet – Leiria é inventada e não passa de um território imaginário.
Introduzindo a funcionalidade do Circle to Search, presente nos smartphones Galaxy da Samsung, o humorista Guilherme Fonseca vai tentar descobrir mais informação acerca de alguns dos símbolos icónicos da cidade, como o Castelo de Leiria ou a Brisa do Lis.
A partir desta ferramenta, a veracidade dos factos vai ser – ou não – confirmada.
O Castelo de Leiria, a Praça Central, a Capela de Nossa Senhora da Encarnação ou o Santuário dos Milagres são alguns dos locais que ganham destaque durante estes episódios.
Ana Oliveira, Diretora de Marketing e Retail da Divisão de Mobile na Samsung Portugal, explica que “melhor do que tentar comunicar uma das funcionalidades originais dos nossos smartphones, é demonstrar o impacto que esta pode ter no nosso dia a dia, sobretudo para as novas gerações. E nada melhor do que um verdadeiro mito da internet para dar força a uma das ferramentas mais poderosas dos nossos Galaxy”.
Para Guilherme Fonseca, humorista e guionista, “não era qualquer marca que me levava até Leiria para provar uma teoria da conspiração. Leiria” pode não existir, mas a liberdade criativa que a Samsung me deu para escrever os guiões, e gravar na cidade, essa existiu e muito”.