Categories: Segurança

Kaspersky Lab transfere infraestrutura para a Suíça

A Iniciativa de Transparência Global, anunciada em outubro de 2017, reflete o compromisso da Kaspersky Lab em garantir a integridade e confiança dos seus produtos. Estas novas medidas são o próximo passo no desenvolvimento da iniciativa, além de espelharem o empenho da empresa num trabalho em parceria com outras organizações para lidar com os desafios resultantes da fragmentação da indústria e da quebra de confiança. Esta é essencial em cibersegurança, e a Kaspersky Lab sabe que a confiança não é dada: deve ser repetidamente conquistada através da transparência e da responsabilidade.

As novas medidas incluem a transferência dos centros de armazenamento e processamento de dados de várias regiões, a realocação da montagem de software e a abertura do primeiro Centro de Transparência.

Até ao final de 2019, a Kaspersky Lab irá estabelecer um centro de dados em Zurique, que irá armazenar e processar todas as informações dos utilizadores das regiões da Europa, América do Norte, Singapura, Austrália, Japão e Coreia do Sul, com outros países já planeados. Estes dados são voluntariamente partilhados pelos utilizadores com a Kaspersky Security Network (KSN), um sistema avançado com base na cloud, que processa automaticamente informações relacionadas com ciberameaças.

A Kaspersky Lab vai realocar para Zurique o seu software build conveyer – um conjunto de ferramentas de programação utilizadas na montagem de software do código base até estar pronto a utilizar. Até ao final deste ano, os produtos e as bases de dados de regras de deteção de ameaças (AV databases) da Kaspersky Lab serão preparados e assinados com uma assinatura digital na Suíça, antes de serem distribuídos para os endpoints dos seus consumidores em todo o mundo. A realocação irá garantir que o software mais recente poderá ser verificado por uma organização independente, e demonstrar que o mesmo, bem como as suas atualizações recebidas pelos clientes correspondem ao código-fonte auditado.

O código-fonte dos produtos da Kaspersky Lab e as atualizações de software estarão disponíveis para revisão por stakeholders responsáveis num Centro de Transparência desenvolvido para o efeito, também na Suíça, e cuja abertura está planeada para este ano. Esta abordagem pretende reafirmar que, geração após geração, os produtos da Kaspersky Lab foram desenvolvidos e utilizados para apenas um propósito: proteger os clientes da empresa contra ciberameaças.

Rui Damião

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago