Esta ferramenta de avaliação ajuda a medir o grau de preparação das empresas para o GDPR e oferece conjunto de recursos e sugestões práticas para ter em conta neste período de adaptação à regulamentação.
Apesar das novas obrigações com as quais as empresas têm de lidar e para as quais se devem estar a preparar, uma nova investigação conduzida pela Kaspersky descobriu 20% dos decision makers continua a não estar consciente das implicações do GDPR.
As equipas jurídicas e de segurança da informação já têm uma ideia do que é o GDPR e das pesadas sanções que acarreta o incumprimento da legislação, mas a grande maioria dos colaboradores das empresas podem não estar tão preparados ou até nem entenderem o que é que se espera deles com o novo cenário legislativo. Assim, a empresa e cibersegurança criou a plataforma que está desenhada para tornar as responsabilidades das empresas e dos indivíduos mais claras: por exemplo, através de um vídeo animado, de um diagrama interativo e de um estudo focado no impacto do GDPR em departamentos chave na organização.
O hub online coloca uma série de questões para avaliar a atual proteção dos dados na organização e oferece importantes recomendações sobre como incluir mudanças essenciais que os vão afetar.
“O GDPR é o tema do momento devido a uma crescente ansiedade acerca das potenciais sanções e do deadline, que está cada vez mais próximo. Mas apesar de toda esta conversação em redor do tema, as empresas ainda não estão a fazer o suficiente para garantir práticas de proteção de dados em todos os seus departamentos – em linha com as obrigações que têm. Para além do trabalho que está a ser feito com especialistas de consultoria legal e de negócio, é importante não esquecer aqueles que lidam com dados no dia-a-dia,” indica, em comunicado, Alfonso Ramírez, Diretor Geral da Kaspersky Lab Iberia.
“Com a segurança e proteção de dados como tema central para as empresas, acreditamos que é nossa responsabilidade ajudar os negócios e os colaboradores individualmente a perceber o que é que significa uma boa proteção de dados e por que é que isso é bom para as organizações. Queremos encorajá-los a pensar na proteção de dados não só como uma obrigação mas como um passo para o sucesso a longo prazo e para o bem-estar da empresa,” acrescenta o executivo.
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