Categories: Segurança

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Entre setembro e dezembro de 2023, os agentes da INTERPOL receberam formação em Engenharia Inversa 101, Engenharia Inversa de Malware Direcionado e Resposta a Incidentes do Windows, fornecida como parte do acordo de cooperação com a Kaspersky.

Os cursos online foram acompanhados por sessões de perguntas e respostas, conduzidas por especialistas do GReAT e do GERT, e também incluíram formação no Laboratório Virtual da Kaspersky – um ambiente online seguro criado especificamente para melhorar as competências práticas.

O curso de Engenharia Reversa de Malware Direcionado foi o mais popular entre os oficiais da INTERPOL.

Como parte deste curso, aprenderam a analisar malware da vida real, a realizar engenharia inversa de documentos e explorações maliciosos e a dominar funcionalidades avançadas de ferramentas de engenharia inversa.

Durante o curso de “Engenharia Inversa 101”, os participantes concentraram-se sobretudo nas noções básicas das linguagens “assembly” e “Go”, bem como na forma de efetuar a engenharia inversa de programas escritos em linguagem C++ e analisar uma cadeia de infeção completa.

Entretanto, o curso de “Resposta a Incidentes do Windows” ensinou aos peritos da INTERPOL como detetar e responder a um incidente, analisar os dispositivos das vítimas e compreender as várias técnicas de ataque, incluindo a distinção entre as Ameaças Persistentes Avançadas (APT) e outras ameaças existentes.

“Quando se trata de lutar contra o cibercrime, é importante que os setores público e privado colaborem em sinergia, garantindo uma troca constante de informações e conhecimentos sobre as ameaças”, afirma Yuliya Shlychkova, vice-presidente de Public Affairs da Kaspersky.

“O envolvimento em programas de formação com a Kaspersky proporciona oportunidades que melhoram substancialmente as capacidades dos nossos países membros para investigar o cibercrime. Os cursos extensivos fornecidos ajudam a equipar ainda mais o pessoal de aplicação da lei com competências essenciais para analisar e mitigar as ciberameaças”, destaca Craig Jones, diretor de Cibercrime da INTERPOL.

Os investigadores da Kaspersky têm disponibilizado formação aos agentes da autoridade da INTERPOL desde 2019, com a empresa a realizar mais de 10 eventos de formação em cibersegurança para a INTERPOL – e continuarão em 2024.

Redação Silicon

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago