Entre setembro e dezembro de 2023, os agentes da INTERPOL receberam formação em Engenharia Inversa 101, Engenharia Inversa de Malware Direcionado e Resposta a Incidentes do Windows, fornecida como parte do acordo de cooperação com a Kaspersky.
Os cursos online foram acompanhados por sessões de perguntas e respostas, conduzidas por especialistas do GReAT e do GERT, e também incluíram formação no Laboratório Virtual da Kaspersky – um ambiente online seguro criado especificamente para melhorar as competências práticas.
O curso de Engenharia Reversa de Malware Direcionado foi o mais popular entre os oficiais da INTERPOL.
Como parte deste curso, aprenderam a analisar malware da vida real, a realizar engenharia inversa de documentos e explorações maliciosos e a dominar funcionalidades avançadas de ferramentas de engenharia inversa.
Durante o curso de “Engenharia Inversa 101”, os participantes concentraram-se sobretudo nas noções básicas das linguagens “assembly” e “Go”, bem como na forma de efetuar a engenharia inversa de programas escritos em linguagem C++ e analisar uma cadeia de infeção completa.
Entretanto, o curso de “Resposta a Incidentes do Windows” ensinou aos peritos da INTERPOL como detetar e responder a um incidente, analisar os dispositivos das vítimas e compreender as várias técnicas de ataque, incluindo a distinção entre as Ameaças Persistentes Avançadas (APT) e outras ameaças existentes.
“Quando se trata de lutar contra o cibercrime, é importante que os setores público e privado colaborem em sinergia, garantindo uma troca constante de informações e conhecimentos sobre as ameaças”, afirma Yuliya Shlychkova, vice-presidente de Public Affairs da Kaspersky.
“O envolvimento em programas de formação com a Kaspersky proporciona oportunidades que melhoram substancialmente as capacidades dos nossos países membros para investigar o cibercrime. Os cursos extensivos fornecidos ajudam a equipar ainda mais o pessoal de aplicação da lei com competências essenciais para analisar e mitigar as ciberameaças”, destaca Craig Jones, diretor de Cibercrime da INTERPOL.
Os investigadores da Kaspersky têm disponibilizado formação aos agentes da autoridade da INTERPOL desde 2019, com a empresa a realizar mais de 10 eventos de formação em cibersegurança para a INTERPOL – e continuarão em 2024.
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…
O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…
Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…