Como forma de garantir a utilização segura das tecnologias de IA, a Kaspersky assinou o Pacto de Inteligência Artificial.
Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia que visa preparar as organizações para a implementação da Lei de Inteligência Artificial – o primeiro quadro jurídico abrangente sobre IA a nível mundial, adotado pela União Europeia (UE).
A assinatura do pacto reflete “o compromisso mais amplo da Kaspersky em promover e facilitar a utilização prudente e responsável das tecnologias de IA, reconhecendo a importância desta posição no domínio da cibersegurança”.
A Lei da Inteligência Artificial da UE procura incentivar uma IA fiável na região europeia e não só, garantindo que as tecnologias de IA cumprem os princípios éticos e de segurança e abordando os riscos associados à IA.
Promulgada em 2024, a Lei da IA deverá tornar-se plenamente aplicável em meados de 2026. O Pacto de IA tem como objetivo facilitar a transição para o novo regulamento, convidando as organizações a trabalhar proativamente na implementação das principais disposições da Lei de IA.
Ao assinar o pacto, a Kaspersky assumiu três compromissos fundamentais relacionados com a utilização da tecnologia de IA, nomeadamente a adoção de uma estratégia de governação da IA para promover a adoção da IA na empresa e trabalhar no sentido da futura conformidade com a Lei da IA.
Conta-se ainda a realização de um levantamento de todos sistemas de IA fornecidos ou implementados em áreas que seriam consideradas de alto risco ao abrigo da Lei da IA e a sensibilização e a promoção da literacia em Inteligência Artificial para os recursos corporativos da Kaspersky e de outras empresas que lidam com sistemas de IA em seu nome.
Para além dos compromissos fundamentais, a Kaspersky comprometeu-se a realizar a definição do perfil dos riscos previsíveis para os direitos das pessoas que possam ser afetados pela utilização de sistemas de IA, a garantir que as pessoas são informadas quando interagem diretamente com um sistema de IA e a informar os trabalhadores sobre a utilização de sistemas de IA no local de trabalho.
“À medida que testemunhamos a rápida implementação de tecnologias de IA, é crucial garantir que o impulso para a inovação seja equilibrado com uma gestão de risco adequada. Tendo sido um defensor da literacia em IA e da partilha de conhecimentos sobre riscos e ameaças relacionados com a IA durante anos, estamos felizes por nos juntarmos às fileiras das organizações que trabalham para ajudar as empresas a beneficiarem de forma responsável e segura das tecnologias de IA”, afirma Eugene Kaspersky, fundador e CEO da Kaspersky.
Com os sistemas de IA a tornarem-se cada vez mais prevalecentes, a Kaspersky está empenhada em partilhar a experiência adquirida através do seu Centro de Investigação de Tecnologia de IA e assim, “garantir que as organizações estão preparadas para enfrentar os riscos que advêm da implementação de sistemas de IA”.
Para ajudar os profissionais na implementação de sistemas de IA e capacitá-los com todos os conhecimentos sobre como implementar a IA de forma segura, os especialistas da Kaspersky desenvolveram “Diretrizes para o desenvolvimento e implementação seguros de sistemas de IA”, que foram apresentadas durante o Fórum de Governação da Internet das Nações Unidas de 2024.
Para além das considerações de segurança, a Kaspersky salienta a importância da utilização ética das tecnologias de IA, tendo elaborado um guia sobre os princípios éticos da utilização sistemas de IA na cibersegurança, convidando outros fornecedores de cibersegurança a aderir e a seguir estes princípios.
Os novos modelos oferecem máximo desempenho, segurança e flexibilidade para as mais diversas tarefas diárias…
Um total de 87% dos inquiridos estão preocupados com a falta de responsabilidade de cibersegurança…
Empresa de cibersegurança acaba de lançar a sua oferta de cursos para 2025, em ano…
O acordo prevê a aquisição de 100% do capital social da Claranet Portugal pelo valor…
Este é o 14º ano consecutivo em que marca presença no Global 100, e o…
Com esta parceria, os clientes da LLYC poderão aceder a capacidades avançadas para gerir as…