A Stemmatters, localizada em Guimarães, desenvolve dispositivos médicos e terapias avançadas para aplicação em medicina regenerativa com base em plataformas proprietárias de biomateriais e engenharia de tecidos. Este financiamento da Portugal Ventures será utilizado no desenvolvimento pré-clínico do seu produto para reparação de cartilagem, depois de estudos in vivo e in vitro terem demonstrado resultados promissores. As lesões de cartilagem e a falta de tratamento adequado numa fase inicial são factores que contribuem para o desenvolvimento de uma situação degenerativa crónica, que se estima que afecte cerca de 122 milhões de pessoas em todo mundo.
A fase de candidaturas dos projetos à Décima Quinta Call decorre entre os dias 18 de Abril e 19 de Maio de 2016. Projetos de Tecnologias de Informação e de Comunicação, Eletrónica & WEB, Ciências da Vida, Turismo e Recursos Endógenos, Nanotecnologia e Materiais são elegíveis para investimento através da Call For Entrepreneurship. Os projetos selecionados pela Portugal Ventures beneficiarão de um investimento de até 750 mil euros, num máximo de 85% das necessidades totais de fundos do mesmo. Na preparação e qualificação dos projetos, os empreendedores poderão beneficiar do apoio e orientação de uma das entidades da Rede de Parceiros do Programa de Ignição (Ignition Partners Network), potenciando a aptidão dos mesmos para o investimento de capital de risco. Todas as candidaturas são submetidas através do website da Portugal Ventures.
Os projetos candidatos à Call serão avaliados com a intervenção de painéis de avaliação, divididos por indústrias, compostos por peritos empresariais, nacionais e internacionais, bem como pelos investidores da Ignition Capital Network, business angels e outras capitais de risco, que poderão vir a co-investir com a Portugal Ventures nos projetos. A Portugal Ventures selecionará para investimento os projetos que demonstrarem possuir maior potencial de crescimento e capacidade para se assumirem como start-ups de excelência a nível mundial. Os projetos investidos beneficiarão do aconselhamento por especialistas, preferencialmente internacionais, com experiência acumulada e uma vasta rede de contactos relevantes.
Estes projetos têm também a possibilidade de virem a ser incubados e acelerados nos centros do ecossistema de empreendedorismo tecnológico Português em São Francisco, Boston, Austin, Berlim e em Londres. Durante as catorze edições da Call 2960 empreendedores registaram-se no site da Portugal Ventures, resultando na apresentação de candidaturas de 964 projetos. Para a geração desta dinâmica foi determinante o apoio e o envolvimento da Rede de Parceiros do Programa de Ignição (Ignition Partners Network), composta por 48 entidades nacionais e internacionais do ecossistema de empreendedorismo de base científica e tecnológica.
A Call For Entrepreneurship é o ponto de entrada para o Programa de Ignição, uma iniciativa liderada pela Portugal Ventures e o seu objetivo é fortalecer o ecossistema Português de empreendedorismo de base tecnológica e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma economia mais moderna, competitiva e aberta para o mundo, com base em conhecimento, inovação e capital humano altamente qualificado, com um forte espírito empreendedor. Através desta iniciativa, a Portugal Ventures pretende investir cerca de 20 milhões de euros por ano.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…