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Jogos mais populares são porta de entrada para malwares

Na primeira metade de 2022, os investigadores Kaspersky detectaram um aumento da atividade dos cibercriminosos que abusam dos jogadores.

O número de utilizadores atacados por software malicioso, que reúne dados sensíveis e se espalha sob o disfarce de alguns dos títulos de jogo mais populares, “aumentou em 13% em comparação com a primeira metade de 2021”, diz ainda a Kaspersky.

Nas tentativas de descarregar novos jogos a partir de recursos não confiáveis gratuitamente, os jogadores receberam efetivamente software malicioso, perdendo as suas contas de jogo e até dinheiro. Estas e outras descobertas fazem parte do relatório de ameaças relacionadas com o jogo emitido pela Kaspersky.

Para avaliar o panorama actual dos riscos dos jogos, os peritos da Kaspersky observaram as ameaças mais populares relacionadas com PC e jogos móveis.

No total, entre 1 de Julho de 2021 e 30 de Junho de 2022, as soluções de segurança Kaspersky detectaram mais de 384.000 utilizadores afetados por quase 92.000 ficheiros únicos maliciosos ou indesejados que imitavam 28 jogos ou séries de jogos.

Para além do grande número de downloaders capazes de instalar outros programas indesejados, e adware, os investigadores Kaspersky detectaram até Trojan-Spies – uma categoria de spyware capaz de rastrear quaisquer dados introduzidos no teclado e de tirar capturas de ecrã.

A investigação também revelou um crescimento dos ataques feitos com softwares maliciosos que roubam dados sensíveis de dispositivos infectados.

Incluiu o Trojan-PSW, que reúne as credenciais das vítimas, o Trojan-Banker, que rouba dados de pagamento, e o Trojan-GameThief, que recolhe informações de login para contas de jogo.

De 1 de Julho de 2021 a 30 de Junho de 2022, as soluções de segurança Kaspersky detetaram um total de 3.705 ficheiros únicos a distribuir este software malicioso sob o disfarce de jogos populares ou de séries de jogos.

Na primeira metade de 2022, os investigadores Kaspersky observaram “um aumento de 13% no número de utilizadores atacados com ele, em comparação com a primeira metade de 2021”.

 

Redação Silicon

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