Categories: Segurança

Jack Lew discute novas leis tecnológicas da China

O Secretário de Estado do Tesouro, Jack Lew, discutiu com o governo chinês as mais recentes alterações nas políticas tecnológicas que têm deixado Washington de sobrolho franzido. Os Estados Unidos acreditam que as novas leis chinesas prejudicam os negócios das empresas estrangeiras na potência asiática.

A China quer passar uma lei que obriga todas as empresas tecnológicas estrangeiras a abrirem mão das chaves de encriptação dos seus produtos de software. Diz o governo chinês que esta medida visa combater o terrorismo cibernético e não é, de modo algum, vista com bons olhos pela administração norte-americana.

Citado pela Reuters, Lew, no decorrer do seu encontro com o vice-primeiro-ministro chinês Wang Yang, deixou claro que o governo norte-americano está preocupado com as implicações que esta lei poderá ter nos negócios das empresas tecnológicas, que ficarão em clara desvantagem face às concorrentes locais.

Consta que esta lei antiterrorismo aplica-se tanto a empresas estrangeiras como a empresas chinesas, embora se pense que estas últimas sejam beneficiadas, ou, pelo menos, não sofram tantos prejuízos.

Uma das preocupações expressas por Washington prende-se com o facto de, ao fornecer as chaves de encriptação dos seus produtos aos chineses, as empresas poderão ver as suas vendas gravemente lesadas, visto um governo estrangeiro ter poder ter acesso ao código vertebral dos programas.

É ainda dito pela agência noticiosa que uma outra lei requer que os computadores adquiridos pelas entidades da área financeira chinesa cumpram com determinados parâmetros de segurança, o que parece promover, de forma forçosa, a adoção de programas e equipamentos desenvolvidos sob o olhar atento de Pequim. Contudo, foi hoje avançado que o governo chinês vai atrasar a implementação desta norma.

É tangível a tensão existente e crescente entre os Estados Unidos e a China, evidenciada pelas constantes trocas mútuas de acusações de ciberespionagem. Apesar de a cooperação económica parecer decorrer sem muitos contratempos, as relações tecnológicas entre estes dois colossos mundiais não primam pela confiança nem pela tranquilidade.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Vodafone vende cartões eSIM a bordo de aviões da TAP

Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…

6 horas ago

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

1 dia ago

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

2 dias ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

3 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

4 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago