A Via Verde Portugal, a Carris, o Metro, a Transtejo e a Novabase juntaram-se em parceria e lançaram esta manhã uma plataforma que ainda está em testes e que pretende facilitar as viagens nos transportes públicos da cidade de Lisboa.
A solução, em testes na rede Fertagus, permite através da aplicação a interação do smartphone com os aparelhos de validação. Através da app e com a utilização de Bluetooth, automaticamente será escolhida a melhor tarifa a aplicar.
“Esta solução para a criação de uma bilhética integrada encaixa na estratégia que temos em tornar os transportes públicos credíveis, eficazes e cómodos. Um desafio que vai implicar uma profunda alteração organizacional.” disse Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, durante a apresentação.
Para já está apenas disponível para um grupo de teste, no entanto está desenhada para smartphones iOS e Android. A “Via Verde Transportes” terá um “modelo de utilização muito simples”, segundo o comunicado. A partir de um registo ou criação de conta Via Verde, deve ser feita uma validação, o check in no ínicio da viagem e o check out na saída, tal como seria feito com passe ou cartões Viva Viagem. A tecnologia Zabeacon assegura a comunicação entre validador e smartphone.
As competências da Novabase e a experiência da Via Verde em pagamentos eletrónicos, assim como a parceria com a SIBS resultam numa app que promete “melhorar a experiência de utilização do transporte público, simplificando o processo de viajar, e captando mais clientes para esta opção de mobilidade, dando assim um importante contributo para a sustentabilidade.”
O pagamento funciona em Smart-Pay-As-You-Go, automaticamente e dependendo da viagem será escolhida a melhor tarifa para os utilizadores. Vai também automaticamente cobrar as viagens em bloco e será possível optar pelo passe mensal. As viagens serão cobradas através da conta Via Verde.
Para as famílias, a app vai facilitar o pagamento, visto que podem ser associadas contas da aplicação à mesma conta Via Verde.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…