A iTGROW, empresa participada equitativamente pelo Banco BPI e pela CRITICAL Software, que aposta na formação de desenvolvimento de competências na área de informática, anuncia, em parceria com o ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra), o lançamento de um novo programa de reconversão profissional designado de APOSTAR em TI.
A iniciativa destina-se a desempregados que tenham frequentado um curso superior, que possuam apetências para as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM). O programa vai selecionar 24 candidatos através da realização de provas individuais e em grupo e de entrevistas e as inscrições estão abertas até 15 de fevereiro de 2018 e disponíveis aqui.
“Este novo programa que estamos a lançar hoje, foi motivado pela escassez crescente de mão de obra no setor das TI e pelo facto dos programadores se contarem entre as 8 profissões que irão ter os níveis de empregabilidade mais elevados até 2020. Adicionalmente, na área da programação, o segmento dos sistemas embebidos é o que regista maior crescimento em todo o mundo,” afirma, em comunicado, João Cunha professor no Departamento de Engenharia Informática no ISEC e coordenador pedagógico do APOSTAR em TI.
O plano curricular da 1ª edição do APOSTAR em TI será centrado na Programação C/C++ para Sistemas Embebidos. Entre fevereiro e julho 2018, terá lugar a fase letiva com duração de 20 semanas e 200 horas de aulas teórico-práticas, asseguradas por docentes do ISEC e com acompanhamento tutorial de 300 horas por docentes e monitores. A segunda fase terá lugar, entre setembro de 2018 e maio 2019 e corresponderá a um estágio profissional remunerado a realizar numa das empresas parceiras do projeto. O estágio é acompanhado pelos docentes do programa, afetos aos departamentos de engenharia eletrotécnica e informática do ISEC.
Os custos da formação (1.950€) são suportados pelos formandos, através do pagamento de uma propina, dividida em 5 tranches, metade a ser paga no início da formação e o restante valor a ser liquidado em prestações. Este investimento é recuperado durante o estágio.
“O nosso objetivo é chegarmos aos 100 candidatos para dentre esses selecionarmos os 20 a 24 formandos que irão integrar o programa. Terminada a fase letiva, que irá decorrer de fevereiro a julho de 2018, os formandos terão acesso a um estágio profissional remunerado nas empresas parceiras deste projeto. A CRITICAL Software já assegurou que irá receber 50% dos formandos para estágio. A avaliação dos formandos basear-se-á na qualidade dos trabalhos desenvolvidos e apresentados,” afirma Catarina Fonseca, Diretora Geral da iTGROW.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…