Categories: EmpresasNegócios

Itautec e Oom destacam importância da inovação tecnológica

A Itautec e a Oom estiveram juntas na terceira edição do inRetail Congress para destacar a importância da inovação tecnológica no desenvolvimento do negócio dos clientes e na melhoria das suas experiências de compra.

Segundo o general manager da Itautec, Miguel Major, o mercado do retalho nacional está recetivo à inovação tecnológica e essa recetividade deve-se também às vantagens comerciais que resultam desta modernização no setor.

“A procura constante de ferramentas que proporcionem vantagens competitivas, quer nos locais de venda, quer nos bastidores, é uma das razões pelas quais os retalhistas estão a apostar na inovação, integrando cada vez mais as novas tecnologias nas suas operações”, diz Miguel Major.

Segundo o responsável, o mercado do retalho em Portugal “é claramente um ambiente de alta tecnologia, estando ao nível do melhor que se faz em todo o mundo. Consideramos que está a haver uma resposta muito positiva a esta tendência e que o mercado do retalho está a adaptar-se bem e a um ritmo considerável”.

O general manager avança que as perspetivas de crescimento de inovação nesta área são bastante otimistas e que o retalho no nosso país tem sido um setor que se atualiza e reinventa constantemente e que sabe evoluir à medida que a tecnologia e o próprio consumidor evoluem.

A Itautec está atualmente a adotar ferramentas de self-checkout e destaca a notoriedade conquistada pelo mobile. “Acreditamos que nos próximos três a seis anos já se verifique uma transformação bastante evidente no sentido da combinação de canais, com a proliferação do mobile e a aposta na personalização dos serviços prestados não só em loja, mas também fora dela”, refere Miguel Major.

A Itautec mostra-se assim empenhada em responder às novas necessidades de negócio na área do retalho.

Ana Oliveira, head comercial andmarketing da Itautec, defende que a mobilidade e a utilização de aplicações móveis podem trazer benefícios para os retalhistas e para os consumidores: “Estamos perante uma nova realidade, que se traduz na desmaterialização do processo de venda, o que não significa que os pontos de venda físicos vão ser substituídos, mas sim que os vários canais se vão sobrepondo, contribuindo para uma shopping experience otimizada”.

Cátia Colaço

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

20 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago