Categories: GestãoSkills

ISQ inicia formação em eficiência energética no Abu Dhabi

A formação será dada aos alunos de mestrado em Engenharia Mecânica do Petroleum Institute (PI), instituição académica especializada em engenharia e energia. Depois da fase teórica, os alunos virão a Portugal para a segunda componente do projeto de formação. O objetivo, diz o ISQ, é capacitar os alunos com “competências e ferramentas práticas que lhes possibilitem realizar avaliações da performance energética de edifícios.”

A componente prática vai acontecer na segunda metade do projeto e será implementada no Ecotermolab – Laboratório de Formação e de Investigação e Desenvolvimento (ID&I) na área da energia. O foco será o desenvolvimento de auditorias energéticas a edifícios do PI pelos alunos de mestrados e onde o ISQ irá assegurar o seu acompanhamento. Esta fase terá início na última semana de Março.

A escolha do laboratório do ISQ, localizado em Vila Nova de Gaia, deve-se às suas características únicas para o desenvolvimento deste tipo acção: o edifício foi concebido de forma a que todos os equipamentos e infraestruturas energéticas estejam acessíveis para serem utilizados, medidos, operados e intervencionados em ações de formação em contexto real de operação.

O projeto nasceu após a realização de um workshop no PI, aberto à comunidade, sob a temática “Edifícios e Sustentabilidade”. Os responsáveis, que colaboraram com o ISQ na a construção do Petroleum Institute Reseach Center (PIRC) em 2013, apresentaram casos de estudo em Portugal e surgiu a ideia da formação com passagem por território nacional. O workshop debruçou-se sobre a importância dos edifícios no consumo de energia mundial, que é cerca de 30%, e a situação dos sistemas de certificação de edifícios mais utilizados a nível mundial – LEED (Leadership and Energy and Environment) e BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Methodology).

A participação do ISQ na construção do PIRC em Abu Dhabi centrou-se em várias áreas. Uma foi a dos laboratórios de investigação, como forma de garantir que a empresa de projeto e construção cumpria os requisitos de investigação do PI. Também assegurou o controlo de qualidade durante a construção de edifícios, laboratórios e instalações, no desenvolvimento e implementação do sistema de segurança, na formação técnica e ainda na organização da manutenção e calibração de equipamentos de ensaios.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago