Por que investir em novos formatos na publicidade digital?

Antigamente, as marcas procuravam jornais, revistas, rádios e principalmente, televisão para chegarem ao seu público alvo. Porém, as coisas mudaram e observamos que uma boa parte da população deixa os televisores desligados e procura entretenimento em dispositivos conectados à internet.

Um exemplo disso foi o número divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, no final de janeiro, que mostrou que em 2016 houve um crescimento de 4,3% na contratação de banda larga fixa no Brasil. Já na contratação de outros serviços houve queda, como na TV por assinatura, que perdeu mais de 300 mil assinantes, encolhendo 1,6% em relação ao ano anterior. Mesmo assim, muitas empresas ainda se perguntam: Por que investir em publicidade na internet, já que sempre são aqueles formatos padrões e não tão atrativos?

Primeiramente, é necessário lembrar que os formatos de publicidade digital mudaram. Hoje, não dependemos apenas dos banners com tamanhos pré-determinados, que pouco impactam o público. O mercado oferece diversas opções para que as marcas cheguem ao seu target, como nos anúncios em formato display. Eles possibilitam que as marcas estejam mais próximas de seus clientes da maneira certa, com 100% de visibilidade e alta escala de definição, incluindo vídeos. Esse é só um exemplo e ressalto que temos inúmeras outras formas de criar uma publicidade efetiva e em diversos media, como o mobile e também no conteúdo sob procura.

Além disso, os novos formatos possibilitam um monitoramento em tempo real de uma campanha e com serviços que aumentam a efetividade do envolvimento com o público. Todas essas funcionalidades podem estar reunidas com programação personalizada, oferecendo a possibilidade de integrações com serviços terceiros e ainda mais flexibilidade de conteúdo, alcançando um maior número de pessoas por meio de sites, blogs e páginas espalhados nas redes de publishers.

Tudo isso vai muito além do padrão para impactar o usuário e criar uma nova experiência de anúncios online. Claro que dentro de um orçamento baixo, comparado com um valor de mercado de uma campanha feita especialmente para televisão.

Por isso, sempre queprocurar uma maneira efetiva de chegar ao seu público e gerar envolvimento, a publicidade digital é uma excelente opção, já que além da interação que ela proporciona, dando às marcas diversas possibilidades de se mostrar ao consumidor por meio dos diferentes tipos de anúncios, ela estará sempre acompanhando as pessoas, que hoje em dia, estão cada vez mais conectadas. Esse é apenas o primeiro passo, pois nos próximos anos uma revolução ainda maior irá acontecer com a Internet das Coisas, onde qualquer tipo de aparelho estará conectado com a rede mundial de computadores.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

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