Investimentos na rede levam a melhores resultados financeiros

Um novo estudo conduzido pela Ericsson revela que o aumento do nível de investimentos na qualidade e desempenho da rede cria vantagens competitivas sustentáveis e melhores resultados financeiros para os operadores.

O estudo, realizado por Raul Katz, President of Telecom Advisory Services, and Director of Business Strategy Research da Columbia Business School, analisou a relação entre os investimentos em redes de telecomunicações móveis e o desempenho técnico, comercial e financeiro dos operadores.

O investigador realizou uma análise estatística, através de um conjunto de métricas, baseada em dados trimestrais para um período de três anos de três mercados diferentes – Brasil, México e Estados Unidos. Foi desenvolvido um modelo de simulação para calcular os efeitos do aumento de investimento nos cash flows dos operadores móveis, permitindo-lhes avaliar os ganhos comerciais e financeiros atribuídos a esse aumento de investimentos.

Assim, o estudo concluiu que um aumento de 10% de investimento para uma operadora brasileira resultou no aumento de quota de mercado, uma melhoria significativa de ARPU (Receita Média por Utilizador) e churn reduzido. Face ao melhor desempenho comercial, a operadora deverá registar um aumento de 5,5% em receitas de serviços, uma melhoria de 6,4% na margem EBITDA e um aumento de 6,7% no cash flow proveniente das operações.

A análise do México e dos Estados Unidos mostra as mesmas correlações fortes entre investimentos, desempenho e finanças, assim como o verificado no Brasil. No entanto, Raul Katz encontrou também diferenças na forma como a causalidade funciona sob diferentes condições de mercado.

“As pesquisas anteriores do ConsumerLab constataram que o desempenho da rede é o principal fator para a fidelização do utilizador. A combinação destes resultados demonstra claramente a ligação entre investimentos e um melhor desempenho da rede, o que leva à fidelidade do utilizador e que se traduz numa maior competitividade e rentabilidade”, refere Johan Haeger, Head of Tactical Marketing da Business Unit Networks na Ericsson.

A título de exemplo, uma redução de 1% na perda de clientes para uma operadora brasileira levou a um aumento de 6,86% das receitas de serviços nos dois trimestres seguintes. A melhoria dos resultados financeiros deriva não só da redução de custos, mas também do aumento das receitas.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago