A maioria dos entrevistados (59%) afirmou ter planos de investir em soluções de análise avançada de dados num período que varia entre um e cinco anos. Destes, apenas 3% disseram não ter planos de investir em analítica de nenhuma forma e menos de um terço (31%) afirmou que já usar esse tipo de solução.
Os entrevistados se mostraram mais interessados em aplicar soluções de Data Analytics numa ampla gama de operações importantes para os aeroportos e recursos oferecidos para os consumidores, incluindo o fluxo de passageiros (27%), monitorização de ativos e operações aeroportuárias (22%); geolocalização e sistemas de sinalização nos aeroportos (22%); além de hábitos de compra dos passageiros nas lojas (15%).
Quando questionados sobre os maiores obstáculos enfrentados na implementação de uma solução de analítica, 27% dos entrevistados indicaram que a maior preocupação é a compatibilidade com os atuais sistemas dos aeroportos. Falta de orçamento (24%), insuficiência de recursos (18%) e questões associadas à segurança/privacidade (18%) foram mencionadas como outras preocupações relevantes.
“Esta pesquisa deixa claro que os aeroportos percebem como a transformação digital é importante para que possam permanecer competitivos e ter sucesso no futuro”, disse Dheeraj Kohli, líder global da vertical de Transporte Aéreo da Unisys. A empresa fornece soluções e serviços para aeroportos e serve atualmente 100 localidades ao redor do mundo.
“Como provedora de soluções para aeroportos, a Unisys entende como as soluções de Data Analytics podem ser valiosas para os aeroportos. Elas não só podem ser usadas em diversas operações, como os dados gerados pelas ferramentas e por modelos preditivos também auxiliam os aeroportos a aprimorar a experiência que oferecem aos passageiros, enquanto elevam seus próprios níveis de eficiência, organização e rentabilidade”, conclui.
A Unisys realizou a pesquisa durante a Airports Council International – Conferência Anual e Assembleia Geral na América do Norte, realizada em Montreal em 2016.
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